Por Camila Gomes
Com o objetivo de melhorar o atendimento prestado ao cidadão acreano, mais dois órgãos receberam capacitação sobre a Política de Atendimento ao Cidadão. De 7 a 10 deste mês, os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) tiveram cursos sobre Ética no Serviço Público, Gestão da Qualidade, Posturas e Comportamentos no Ambiente de Trabalho e Como utilizar uma linguagem simples para com o cidadão.
A capacitação, promovida pela Organização em Centros de Atendimento do Acre (OCA), focou na melhoria dos atendimentos em saúde ao público, tornando-o mais eficiente e humanizado.
“Ficamos felizes de ter mais dois parceiros que trabalharão em conformidade com a política de atendimento estadual, que estabelece critérios de qualidade e eficiência no trabalho de atendimento ao cidadão. Isso é um ganho muito grande para a nossa sociedade, que poderá contar com os órgãos atuando com qualidade e respeito ao cidadão, elevando o nível do serviço público no Acre”, afirma a diretora da OCA, Fran Britto.
De acordo com o chefe de Departamento da Política de Atendimento da OCA (Depoa), Anderson Cogo, a Política de Atendimento não é exclusiva à OCA e suas centrais, ela está disponível para todo o atendimento das instituições públicas vinculadas ao Estado do Acre.
“É de fundamental importância essas parcerias para que possamos, em conjunto, implementar boas práticas de gestão de atendimento. A capacitação é mais um módulo importante das rotinas de implantação, que também abrange visitas técnicas, diagnóstico, reuniões de planejamento e monitoramento”, diz.
Política de Atendimento ao Cidadão
A Política de Atendimento ao Cidadão foi estabelecida no Acre por meio do Decreto n° 3.357, em 2008. A implantação nos setores públicos é de responsabilidade da Organização em Centros de Atendimento (OCA). A medida garante a excelência nos serviços prestados pela administração pública do Estado.