Para reforçar o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, o Procon/Acre disponibilizará, no próximo dia 26, atendimento presencial aos consumidores interessados em regularizarem suas dívidas junto às instituições bancárias. A ação será realizada das 8h às 12h, na sede administrativa do instituto, localizada na Travessa Habitasa, nº 95, Bairro Habitasa, em Rio Branco, sem necessidade de agendamento.
O mutirão vem sendo realizado durante todo este mês e é promovido por meio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e institutos de Proteção e Defesa do Consumidor (Procons) de todo o país. As dívidas poderão ser negociadas oferecendo descontos e prazos especiais de pagamento, onde cada instituição define as regras e condições a serem ofertadas.
A regularização também pode ser feita por meio dos canais consumidor.gov.br, meubolsoemdia.com.br, e presencialmente, na Organização em Centros de Atendimento (OCA) da capital.
Os documentos necessários para abertura de reclamação na ação de negociação são RG, CPF, comprovante de endereço, e-mail, número de telefone, extrato do Serasa e extrato do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) detalhado.
Alana Albuquerque, diretora-presidente do Procon no Acre, ressalta a importância dos clientes aproveitarem o momento para sanarem suas dívidas junto aos bancos.
“O mutirão de renegociações é uma oportunidade para que os consumidores que estejam em endividamento regularizarem a sua situação financeira. Além dos canais de atendimento já disponíveis, o consumidor poderá ainda contar com essa ação do Procon/AC, visando atender aos cidadãos que não dispõem de tempo durante a semana para buscar esse serviço”, destaca.
Podem participar do Mutirão Nacional pessoas físicas que tenham dívidas em atraso não atreladas a bens dados em garantia, contraídas de bancos ou instituições financeiras e que tenham condições de quitar o valor que será negociado.