O Programa de Reabilitação e Assistência aos Fissurados da Face (Praff) faz parte dos serviços em saúde da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), de Rio Branco, e constitui, há 14 anos, o centro de referência ao atendimento de pacientes portadores de fissuras labiopalatais do estado, atendendo também regiões vizinhas. Atualmente, possui mais de 600 pacientes cadastrados e oferece os serviços nas áreas de cirurgia plástica, ortodontia, cirurgia bucomaxilofacial e fonoaudiologia.
“O atendimento ocorre por demanda espontânea e regulada, em que os pacientes comparecem pessoalmente à Fundhacre, ou por ligação telefônica, ou através da regulação”, ressalta a coordenadora do Praff, Caroline Lucena.
São realizadas, em média, 16 cirurgias mensalmente. A fonoaudióloga Mirna Dourado aborda o processo do atendimento ao paciente pós-cirurgia.
“Após a cirurgia, a criança é encaminhada para atendimento com a fonoaudióloga, período que trabalhamos a voz, junto ao processo do ambulatório, e também contamos com o ortodôntico; o trabalho flui, pois estamos todos juntos no processo”, afirma Mirna.
A paciente Miriã Feitosa tem atualmente 12 anos, é de Cruzeiro do Sul, e iniciou o tratamento no programa com 1 ano e 8 meses. Durante esse período, passou por três procedimentos cirúrgicos, sendo o último realizado em 2016. Atualmente tem acompanhamento ambulatorial em fonoaudiologia e ortodontia.
“Eu só tenho a agradecer por hoje ver minha filha feliz, por conseguir realizar seu tratamento aqui na Fundhacre, e pela assistência e acolhimento que temos recebido, eles abraçaram a causa da minha filha com muito carinho e atenção”, enfatiza Zildiane da Costa, que acompanhava a filha no atendimento.
Em 2022 a Fundhacre realizou o primeiro mutirão de cirurgias para pacientes fissurados, realizado por meio do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. O Praff conta com uma equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogo, cirurgião-dentista, ortodontista, cirurgião plástico, cirurgião bucomaxilofacial e ortopedista.