Dando continuidade às palestras sobre o plano de cursos do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) Dom Moacyr para os alunos do ensino médio, nesta sexta-feira, 13, a autarquia apresentou aos jovens da Escola Tancredo de Almeida Neves, em Rio Branco, o catálogo de cursos do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP) para 2023.
Durante a semana, estudantes de 18 escolas da capital conheceram as opções de cursos no auditório da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Mas, para não deixar nenhum aluno sem realizar inscrição, as instituições envolvidas, SEE, Ieptec e Sistema S, decidiram ir até a escola para apresentar o catálogo, já que os alunos estavam em semana de provas. “Todas as informações foram esclarecidas para nossos alunos, que agora vão poder identificar a área em que querem seguir”, disse o diretor da escola, Laezio Santos.
Entre os estudantes que assistiram à apresentação do portfólio das instituições, estava Letícia Correia. A jovem, que sonha em atuar na saúde, escolheu um curso na área e conta que agora vislumbra uma oportunidade de mudança de vida: “Muita gente não tem condições de fazer cursos, como eu, que trabalho, e pra mim é difícil. É muito importante essa oportunidade e a gente tem que aproveitar. A explicação deles foi maravilhosa”.
Para a coordenadora-geral do IFTP, Lucélia Frota, essa é uma forma de o governo do Estado estar mais perto da comunidade. “A presença do Ieptec na comunidade escolar é sem tamanho, porque demonstra a importância que a comunidade recebe das nossas instituições governamentais. Então, a gente vir até a comunidade escolar é dizer ‘vocês são importantes, vocês são necessários’”.
As apresentações do Ieptec também serão realizadas em municípios do interior, com previsão de início na próxima semana.