O Prato Extra é hoje o maior programa social do governo do Acre e, neste período de recesso escolar, tornou-se um sucesso entre as famílias acreanas, beneficiando diretamente mais de 125 mil alunos em todos os municípios, com alimentação de qualidade, organizada e planejada pela equipe da Divisão de Nutrição da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE).
O governador Gladson Cameli destacou nesta quinta-feira, 16, a importância do programa, por proporcionar dignidade e esperança à vida das pessoas, como melhor forma de colaborar com um mundo mais justo e igualitário.
![](http://agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2019/06/GUR_7952-1200x800.jpg)
“Como eu sempre digo, minhas autoridades são a minha prioridade. Não posso, jamais, deixar de dar uma atenção especial aos nossos alunos da rede pública. Eles são o futuro do Acre. Ali estão os nossos próximos governadores, senadores, deputados, médicos, empresários. E eles precisam hoje, agora, de condições dignas. Uma das maneiras que encontramos para garantir essa dignidade é através do Prato Extra e da gratuidade do fardamento escolar”, destaca Cameli,
O Prato Extra garante, além do lanche, almoço para os estudantes. Durante o período de férias escolares, que vai até meados de março, ele estará em pleno funcionamento, para fornecer alimentação saudável aos alunos que mais necessitam. Trata-se de um esforço do governo para combater a insegurança alimentar, um problema crítico em todo o Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
![](http://agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/IMG-20230209-WA0041-1024x719.jpg)
O secretário de Educação, Aberson Carvalho, lembra que o programa também reforça o alcance do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), contribuindo com o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis entre os alunos. Hoje, esses estudantes têm garantido maior percentual das necessidades nutricionais preconizadas, por meio do lanche de entrada e do almoço oferecido nas escolas.