Como diz o ditado: “O bom filho a casa torna”. Assim podemos definir a ascensão do tenente-coronel José Jamisson de Paiva Neri ao comando do 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM) ocorrido na manhã desta quinta-feira, 16, na cidade de Tarauacá. A unidade é responsável pelo policiamento ostensivo nas cidades de Tarauacá, Feijó e Jordão.
Natural da cidade de Tarauacá, Jamisson Neri, em 1990, com apenas 16 anos de idade, pegou a Rodovia BR-364 rumo a Rio Branco. Na bagagem estavam: a busca pelo crescimento acadêmico e profissional e, agora, após 32 anos, volta ao município, na condição de comandante do batalhão da Polícia Militar. Um sonho pessoal realizado, conforme conta o próprio oficial.
“Sou taraucaense. Desde que me ausentei da minha terra natal para estudar, tem sido uma trajetória árdua e difícil, e hoje volto na condição de tenente-coronel. É um sonho pessoal e profissional, e tenho sido bem recebido pela tropa e pela cidade. É um momento de extrema felicidade em minha vida”, disse o oficial.
Estiveram presentes à solenidade, o coronel Emilio Virgílio, subcomandante-geral da PM/AC; o tenente-coronel Manoel Jorge, comandante do Policiamento do Interior (CPI); Maria Lucinéia Nery, prefeita de Tarauacá; Guilherme Aparecido do Nascimento, juiz de Direito; Júlio César de Medeiros e Luana Diniz, promotores de Justiça, além de outras autoridades civis e militares.
Currículo
Adentrou na PM/AC em 2002, na condição de aluno soldado, o agora tenente-coronel, e em 2005 ingressou no quadro de oficiais da corporação. Teve passagens por unidades operacionais, como 4º Batalhão, e setores administrativo, como Assessoria Jurídica e Corregedoria.
O filho do seu “Zé Neri” e da dona “Joana Neri” é formado em Biologia e Direito, pela Universidade Federal do Acre (Ufac); é especialista em Processo Penal, pelo Instituto Damásio de Jesus; e instrutor da disciplina de Polícia Judiciária Militar nos cursos da PM/AC.