Levando a vacinação para mais próximo da população, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a prefeitura de Rio Branco, realiza neste sábado e domingo, 4 e 5, uma ação de vacinação destinada às pessoas com deficiência.
A atividade ocorre, simultaneamente, no Terminal Urbano e no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), em Rio Branco. Colaborando com a ação, a equipe do Programa Melhor em Casa também realiza a imunização dos pacientes impossibilitados de deslocamento, em domicílio.
De acordo com a coordenadora estadual da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência, Soron Steiner, o objetivo da campanha, que é realizada em conjunto com o Programa Nacional de Imunização do Acre (PNI), é aumentar o índice da cobertura vacinal no estado.
“Pensando na pessoa com deficiência, como um público mais suscetível, nós resolvemos enfatizar e aproveitar o cronograma do Ministério da Saúde, com a liberação da vacina bivalente contra a covid-19. Estamos disponibilizando todos os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Então, o cidadão que estiver com alguma vacina pendente, pode procurar os nossos pontos de vacinação”, informou.
Maria Gorete Bastos, 52 anos, que possui deficiência auditiva e visual, ao perceber a movimentação no Terminal Urbano, não perdeu tempo e foi rapidamente garantir a imunização contra a covid-19, com a 4º dose e, também, contra a influenza.
“Me sinto despreocupada, agora não preciso mais ir ao posto me vacinar. Nós, pessoas com deficiência, precisamos desse tipo de iniciativa, pois temos a imunidade baixa. Eu corro para cima para me imunizar logo. Ficar com medo é pior. Temos que correr atrás da nossa saúde e não nos importarmos com que os outros falam”, declarou.
O público em geral, que passava pelo terminal de ônibus da capital, também aderiu à campanha. O idoso de 82 anos, Guilherme de Souza, aproveitou para tomar a dose bivalente contra a covid-19. “Tudo que se refere à saúde da pessoa é importante, útil e benéfico. Eu ouvi no rádio que ia começar a imunizar as pessoas acima de 60 anos, quando vi a ação, vim logo me proteger”, disse.
O senador da república pelo Acre, Alan Rick, prestigiou as atividades e, na oportunidade, garantiu as vacinas contra a covid e a influenza. “A equipe está aqui, em um sábado, vacinando a nossa população, principalmente as pessoas com deficiência, que é o principal foco hoje. Eu também vou aproveitar, vou colocar a minha vacinação em dia e tomar a 4ª dose da covid”, falou.
“Primeira ação que nós temos no Acre, destinada às pessoa com deficiência. Tivemos uma surpresa, onde a população confiou e aderiu. É uma ação do Estado em parceria com todos os municípios. Amanhã continuamos a vacinação no Crie, portanto a população pode procurar a vacina lá, que a equipe do Estado estará à disposição” reforçou o secretário de saúde, Pedro Pascoal.