A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, está continuamente empenhando-se em levar serviços de qualidade a população acreana, por isso, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Cruzeiro do Sul possui tecnologias avançadas que permitem a integração de diferentes agências de segurança pública e fornecem informações em tempo real para os operadores.
Com os avanços do sistema foi possível reativar nesta sexta-feira, dia 17, os atendimentos por meio do telefone 193 do Corpo de Bombeiros, o serviço estava fora do ar desde outubro de 2022 decorrente de uma descarga elétrica em uma das torres do sistema.
Com a solubilidade do problema, a população do Vale do Juruá pode usufruir do serviço normalmente ligando para o número 193 do Corpo de Bombeiros.
O centro também dispõe de sistemas de câmeras de vigilância, sistemas de comunicação criptografada e sistemas de análise de dados em tempo real, que permitem aos operadores uma visão ampla e detalhada da situação, permitindo tomar decisões mais ágeis.
“A resolução do problema da Sejusp é de extrema importância para a qualidade dos serviços de recebimentos de ocorrências”, destacou a tenente Daniela Marques do Corpo de Bombeiros.
“O CICC dispõe de uma sala de crise que utiliza sistemas de gerenciamento para monitorar e gerenciar incidentes em tempo real. Esses sistemas permitem que os operadores vejam as atividades em tempo real e gerenciem efetivamente a resposta das equipes de segurança pública”, pontuou Alexandre Nascimento, Chefe do Departamento de Modernização, Tecnologia da informação e Comunicação da Sejusp.
Sobre o CICC/CZS
O CICC/CZS é um local crítico, que exige alta disponibilidade de energia elétrica, e, para garantir o funcionamento contínuo das operações de segurança pública foi instalado um gerador de energia elétrica, projetado para fornecer energia de backup em caso de falha do fornecimento de energia da concessionária ou em situações de emergência.
Também foi instalado um nobreak para fornecer energia elétrica de backup instantânea em caso de interrupção ou queda do fornecimento de energia elétrica da concessionária e proteger equipamentos eletrônicos sensíveis de danos causados por surtos elétricos, falhas de energia ou outras interrupções, mantendo a energia elétrica por um curto período de tempo, permitindo que os equipamentos críticos sejam desligados adequadamente ou até que o gerador seja ligado.