Os salvadores do asfalto e do ar realizaram mais um resgate aéreo, nesta terça-feira, 28. Em atuação conjunta, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Acre (Samu) e o Centro Integrado de Operações Aéreas do Acre (Ciopaer), resgataram adolescente de 14 anos, N. M., vítima de queda de cavalo, na Aldeia Indígena Jatobá, em Assis Brasil.
O adolescente foi levado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, apresentando um quadro de fratura fechada no membro inferior direito. O quadro do paciente era estável, mas estava sentindo muitas dores.
“Mais um resgate realizado nesta manhã. Nos dirigimos para Assis Brasil, na Aldeia Indígena Jatobá, para salvar um adolescente de 14 anos que sentia muita dor pela queda de cavalo. O Estado garantiu todo o suporte e ele foi transferido para o Pronto-Socorro de Rio Branco e está estável”, relatou o médico emergencista do Samu, Jonatha Santiago.
A parceria entre Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Centro Integrado em Operações Aéreas (Ciopaer) foi retomada em 2019. Uma vez que o tempo pode ser crucial para salvar uma vida, o diferencial desse tipo de transporte é a agilidade.
“Fomos acionados para um resgate de um garoto indígena com fratura na perna direita na Aldeia Jatobá, em Assis Brasil, bem afastada da área urbana do município. Decolamos por volta de 8h da manhã. O voo até a localidade é de 1 hora e 10 min. Fizemos o resgate da vítima e retornamos para Rio Branco, pousando no heliponto do Pronto-Socorro por volta de 11h50. Missão cumprida com êxito, graças a Deus”, explicou o operador aerotático, Reginaldo Castro.
Participaram também desta missão de resgate o comandante tenente-coronel Samir Freitas e o copiloto Naick trindade.