Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio noticiasdoacre foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6121
Centro de Apoio ao Surdo oferece oficina nas escolas – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
mapeamento

Centro de Apoio ao Surdo oferece oficina nas escolas

O Centro de Apoio ao Surdo (CAS/AC) da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) oferece uma oficina de libras nas escolas. Uma equipe é responsável por levar a língua de sinais (Libras) às escolas onde há alunos surdos matriculados e ela é ofertada para todos os alunos dessas salas.

No Brasil, a língua de sinais foi reconhecida em 2002 e desde então ela deixou de ser uma língua de apoio para se tornar a primeira língua utilizada pelos surdos, sendo o português a segunda língua. O trabalho da equipe que irá realizar as oficinas irá iniciar formalmente na próxima semana.

Oficina do CAS ensina sinais básicos de Libras aos estudantes. Foto: CAS – Divulgação

De acordo com a chefe do CAS/AC, professora Lindomar Torres, o objetivo da oficina é ensinar aos alunos os sinais básicos da Libras. “Estamos desenvolvendo uma agenda nas escolas, direcionada para todos os alunos onde há sala com aluno surdo matriculado e, assim, promovendo a acessibilidade do espaço e o respeito ao surdo”, afirmou.

A partir do trabalho realizado pela equipe do CAS, o aluno surdo se sente mais acolhido no ambiente escolar. “Os colegas não irão ficar com receio porque vai ser possível fazer um cumprimento de um oi, vai ser possível fazer um nome, identificar os espaços e os objetos da sala”, disse.

Instrutores percorrem escolas onde tem alunos surdos matriculados. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Esse curso básico ofertado pelo CAS, ainda de acordo com Lindomar, é realizado durante a aula de uma outra disciplina em concordância com a direção da escola e dos próprios professores. “Como Libras não foi reconhecida na nova BNCC precisamos de uma hora da carga horária de uma disciplina”, explicou.

Para realizar a oficina, uma equipe de assessoras do Departamento de Educação Especial realiza o mapeamento das escolas onde há alunos surdos. “Somente a partir desse mapeamento do público-alvo é que fazemos o contato com a escola e explicamos a importância da oficina”, destaca Lindomar.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5471