O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), participou nos dias 26 e 27, quarta e quinta-feira, da 4ª Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) de 2023 e posse da nova diretoria, realizada em Brasília.
Segundo informações do Conass, Fábio Baccheretti era vice-presidente do conselho e agora assume a presidência deixada pelo secretário de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia.
Durante a reunião, foram apresentadas várias pautas de interesse da Saúde de cada estado brasileiro, como: o programa Saúde em Rede, que tem como objetivo organizar as redes de atenção à Saúde; o movimento nacional pela recuperação das coberturas vacinais; o programa Dignidade Menstrual; projeto Planifica-SUS Paraná e o lançamento do livro “SUS: avaliação da eficiência do gasto público em saúde”.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, o Acre foi aprovado na adesão dos estados ao Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF), que garantirá o repasse da segunda etapa do programa Opera Acre, no valor de R$ 850 mil que serão investidos nas filas de cirurgias em exames complementares e consultas com especialistas.
“Todos os meses nos reunimos com os demais secretários de Saúde para pontuar possíveis aprovações de portarias em busca de recursos financeiros para habilitação de serviços. Parabenizamos a nova diretoria que tomou posse e estamos felizes com a nossa aprovação na redução das filas de cirurgias”, destacou o titular da pasta.