Empresários acreanos e representantes do governo que integram a comitiva com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), em visita a Lima, no Peru, visitaram a Embaixada do Brasil no Peru.
O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana, e o embaixador Sérgio França Danese recepcionaram a comitiva acreana e destacaram a importância de acordos bilaterais entre os países.
“Um dia histórico chegou. O Acre vira exportador de Agroindústria. A Dom Porquito conseguiu, através do governador Gladson Cameli, a autorização para exportação ao Peru. É uma conquista do Acre, que passou pela mão de diversos governadores. Agora é hora de consolidar negócios. O corredor de exportação está aberto”, declarou Viana.
A rota comercial interessa ao Acre para que possa haver um fluxo de importação e exportação do Peru, que vai favorecer a criação de renda na região.
“Viemos identificar as oportunidades e transformá-las em um negócio. A Acisa trouxe 26 pessoas. Vamos criar um CNPJ para iniciar, em breve, as negociações. A rodovia interoceânica está aberta e queremos aproveitá-la. Na próxima semana vamos iniciar negociações para trazer produtos que tenham vantagem competitiva para o Acre”, foi o que disse o presidente da Acisa, Marcello Moura.
A empresa acreana Dom Porquito conseguiu, no último mês, a concessão para exportação de carne suína ao Peru, uma conquista do Acre, que agora passa a gerar mais vagas de emprego e traz renda ao estado.
“Temos uma relação muito forte com o país vizinho, com uma economia pujante com uma população grande e saída para o Pacífico. O Peru tem o que oferecer para que o Brasil possa explorar oportunidades de crescimento”, disse o embaixador Sérgio Danese.
Para o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita, essa é a oportunidade de iniciar conversas para dar seguimento ao tópico. “Viemos realizar a primeira roda de conversas e provocar essa pauta. Está na hora de aproveitarmos essa proximidade física com o Peru, e essa é uma das determinações do governador Gladson Cameli: estreitar as relações bilaterais com os países vizinhos com o objetivo de gerar emprego e renda no nosso estado”, frisou.
O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga, também participou do evento e reforçou o apoio da casa com essa pauta, que vai trazer bons frutos ao estado.