Para fechar com chave de ouro a programação cultural do aniversário da elevação do Acre de Território a Estado, o governador Gladson Cameli e o presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, entregam nesta sexta-feira, 16, a revitalização do Memorial dos Autonomistas, do Teatro Hélio Melo e do Café do Teatro.
O coordenador do complexo cultural, Erick Conde, acompanhou de perto todas as intervenções, com o cuidado de manter as características originais do projeto, garantindo a identidade original do prédio histórico localizado no Centro da cidade de Rio Branco.
O Café do Teatro, embora tenha sido reformado, ainda não estará em funcionamento, pois a administração do serviço que será oferecido ainda está em fase de licitação. O Coreto, que fica logo atrás do Café, também recebeu novo paisagismo e iluminação.
“Tivemos a preocupação de recuperar a coloração do assoalho de madeira do Teatro, de manter as mesmas cores e materiais do piso ao teto e refazer toda a parte elétrica, para garantir iluminação e climatização adequadas aos frequentadores”, explica Erick.
A população acreana terá de volta um espaço que oferece história, arte e cultura, com shows, projetos e outras manifestações artísticas.
No local, uma galeria de arte com uma exposição permanente sobre o Movimento Autonomista do Acre também abriga o mausoléu em que estão os restos mortais de um dos principais entusiastas do movimento, o coronel e ex-governador José Guiomard Santos, e de sua esposa, a ex-primeira dama Lydia Hammes.
Para a inauguração do Teatro Hélio Melo, cujo nome homenageia um dos artistas de maior expressão da arte local, entra em cena o espetáculo teatral Rádio Seringal com a Cia. Garatuja Artes Cênicas, com direção de Regina Maciel.
O presidente da FEM, Minoru Kinpara, afirma que o momento é de celebração, porque o cuidado com os espaços culturais é uma demonstração de respeito do governo do Estado pelo patrimônio e a história de sua população.
“Todos estão convidados a participar desse momento especial. Temos a certeza de que o Memorial dos Autonomistas voltará a cumprir o seu papel, que não é só o de preservar memórias acreanas, mas também de proporcionar visibilidade aos diversos seguimentos artísticos e culturais do nosso estado”, assinala Kinpara.
PROGRAMAÇÃO
16h – No Memorial dos Autonomistas
Solenidade de entrega da revitalização do Memorial dos Autonomistas, Teatro Hélio Melo e Café do Teatro.
16h30 – Atividades Culturais
Recepção com Trio de Corda da Ufac;
Exposição permanente movimento dos autonomistas;
Galeria dos ex-governadores.
17h – Apresentação musical com grupo Som da Madeira
James Fernandes – Violão
Nilton Castro – Acordeon
Antônio Carlos – Bandolin
18h – Teatro Hélio Melo
Espetáculo teatral Rádio Seringal com a Cia. Garatuja Artes Cênicas (Direção Regina Maciel)