Mais 72 pacientes que aguardavam em fila de espera para cirurgias no estado estão sendo contemplados, este final de semana, com os procedimentos em cirurgia geral, ginecológica e proctológica. As ações do programa Opera Acre ocorrem simultaneamente em Brasileia, Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul.
Somente no Hospital Raimundo Chaar, em Brasileia, cerca de 60 pacientes, advindos também de Assis Brasil, Xapuri e Epitaciolândia, serão beneficiados. Com isso, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), segue avançando para zerar a fila reprimida de cirurgias.
O morador de Xapuri, Sebastião José Marçal, 36 anos aguardava pela cirurgia para a retirada de pedra na vesícula. “Não pensei que ia ser tão rápido. Em uma semana fiz os exames e já fui chamado para fazer a cirurgia. Para mim, dessa forma, está bom demais”, disse.
“Eu fiquei muito feliz, parece que é um peso que está saindo de mim. Há um pouco mais de seis meses procurei o SUS, após começar a sentir os sintomas e deu pedra na vesícula. Esse mês fui chamado para fazer os exames pré-operatórios e já estou aqui para fazer a cirurgia”, declarou Diones Batista da Silva, 26 anos, morador da zona rural de Assis Brasil.