O Ônibus Lilás, projeto da Secretaria da Mulher (Semulher), levou diversos atendimentos às comunidades do Projeto de Assentamento Walter Acer, na zona rural do Bujari, na manhã desta sexta-feira, 30. O município foi o primeiro a receber as ações integradas da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher.
A ação ocorreu na Escola Estadual Rural Pedro Gomes de Lima e contou com o apoio de parceiros do Estado e do Município do Bujari. Foram ofertados atendimentos nas áreas da saúde, assistência social e jurídica, além de palestras e ações sociais com cortes de cabelo.
“O Ônibus Lilás atende às mulheres das comunidades, da zona rural, em situação de vulnerabilidade ou violência. É um trabalho muito bonito, atendendo a todos”, comemorou a gestora da Semulher, Márdhia El-Shawwa.
Mãe de um casal, Leidiane Marques agendou exames, recebeu documentos de identificação e atendida pela assistente social na ação do Ônibus Lilás. “Conseguimos agendar exames e tirar o primeiro Registro Geral (RG) do meu filho. Graças a Deus a equipe veio para nós ajudar. O atendimento é de grande importância na nossa comunidade”, expressou.
Morando há dois meses no Assentamento Walter Acer, Maria Gleiciane Aguiar levou toda a família para consultar com o médico e atualizar a vacinação dos pequenos. “Meu esposo e a minha sogra foram atendidos pelo médico e eu quero vacinar meu menino. É uma oportunidade de melhorar mais. É muito bom”, agradeceu.
A secretária de Assistência Social do Bujari, Maria Rocilda Gomes de Lima, também celebrou a parceria com as secretarias de Estado: “Estamos muito felizes porque o governo tem se sensibilizado com as mulheres. Temos visto o atendimento mais voltado para elas e, para somar, trouxemos todos os serviços que temos, tanto na saúde quanto na assistência social para o Bujari”.
Estiveram presentes com atendimentos e ações o Tribunal de Justiça (TJAC), a OCA Móvel, o Ministério Público (MPAC), a Polícia Civil (PCAC), o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), a Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), o Hospital Oftalmológico do Acre (HOA), a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar (PMAC), além de ações e oficinas ministradas pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) e pelo Corpo de Bombeiros (CBMAC).
Com atendimentos especializados, o Ônibus Lilás estará em Assis Brasil nos dias 3 e 4 de julho, em parceria com a carreta do Hospital do Amor. No dia 7 de julho a unidade chega a Brasileia, e nos dias 9 e 10 em Xapuri. Com duas unidades móveis, o projeto Ônibus Lilás levará atendimento a todos os 22 municípios do estado.