A segunda maior festa religiosa da região Norte, o Novenário em honra à Nossa Senhora da Glória, está profundamente enraizada na vivência dos fiéis da região do Vale do Juruá, que celebram sua padroeira com intensidade e devoção.
Por isso, na tarde desta sexta-feira,14, no Salão Paroquial da Catedral de Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul, o governador Gladson Cameli esteve presente na solenidade de assinatura do Termo de fomento, destinando à realização da festa, o montante de R$ 75 mil, por meio da Secretaria de Estado de Indústria Ciência e Tecnologia (Seict).
A tradicional festividade já é parte do calendário cultural de Cruzeiro do Sul e atrai anualmente milhares de fiéis vindos de todo o Brasil. A procissão de Nossa Senhora da Glória atrai em média 40 mil devotos.
“Esse é um momento de renovação da fé, uma festa que movimenta os ribeirinhos, as pessoas que vêm das localidades mais distantes, momento de união. Anualmente, muitas famílias estão envolvidas nesse festejo”, afirmou o governador Gladson Cameli.
“Apoiar a realização de eventos tem sido uma orientação do governador Gladson Cameli para estimular a economia local, beneficiando o comércio e o pequeno empreendedor, viabilizando a geração de trabalho e renda”, ratificou o secretário da Seict, Assurbanípal Mesquita.
A coordenadora do Novenário, Lizane Negreiros, destacou que a festa da padroeira é voltada para a valorização das crenças tradicionais presentes na religiosidade do catolicismo. “Ela promove uma experiência religiosa individual e tem uma dimensão centenária. O recurso do governo do Estado é de grande valia para a organização do projeto de idealização dessa festa”, afirmou.