A maior feira de agronegócios e entretenimento do estado, a Expoacre, será realizada de 29 de julho a 6 de agosto, no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) participa do evento com uma vasta programação que envolve a realização de palestras e a promoção da educação e conscientização ambiental.
Localizada ao lado da arena de rodeio, a Semapi irá funcionar das 17h às 23h e contará com um amplo espaço onde será realizada uma extensa programação durante todos os dias da Expoacre 2023.
Entre as atividades realizadas pela Semapi na Expoacre 2023 está o Viveiro da Floresta, com a exposição de mudas, e a Biofábrica Clones da Amazônia; atendimento de apoio técnico à inscrição/retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA); educação ambiental com jogos e o Cine Verde.
O espaço da Semapi também contará com painéis diários que abordarão assuntos como: bioeconomia; a importância da água de qualidade, zoneamento ecológico, monitoramento de secas e impactos no Acre, importância da gestão adequada dos resíduos sólidos e a saúde dos rios, entre outros.
A secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Julie Messias, afirmou que este ano o objetivo da Semapi é chegar até a população e fazer com que as pessoas conheçam as atividades e atuação da secretaria.
“Queremos mostrar o nosso trabalho, alertar sobre o problema das queimadas e do desmatamento, trabalhar a conscientização e educação ambiental, oportunizar aos produtores rurais atendimento direto na feira. Teremos painéis com os nossos chefes de departamento e palestrantes convidados em uma ampla agenda com temas variados. Estaremos com toda a nossa equipe para atender a população que for nos visitar”, afirmou.