O governo do Acre, por meio da Secretaria da Mulher (Semulher), esteve, na última semana, nos municípios de Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó e Tarauacá a fim de promover políticas públicas de apoio às mulheres junto às prefeituras. A titular da pasta, Márdhia El-Shawwa, acompanhou as atividades que ocorreram nos dias 18, 19 e 20.
As salas do Projeto Bem-me-quer, de atendimento às vítimas de violência, tiveram atenção especial nas visitas às delegacias de Polícia Civil dos municípios.
“São importantes as parcerias com as prefeituras, para que possamos desenvolver ações de apoio às mulheres. Parabenizo e agradeço a cada um que se sensibiliza e se compromete em alcançar nossas mulheres acreanas”, destacou a secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa.
Sena Madureira e Manoel Urbano
Em Sena Madureira, a Semulher acompanhou o prefeito Mazinho Serafim e equipe, e o deputado Gilberto Lira aos locais de pretensão de instalação do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam).
Já em Manoel Urbano, a equipe esteve com representantes da prefeitura e do Conselho Municipal da Mulher para discutir a implementação de políticas públicas em benefício das mulheres do município.
Feijó e Tarauacá
Em Feijó, a equipe da Semulher reuniu-se com representantes da Secretaria de Assistência Social, Roseane Vila Nova, e do Organismo de Políticas para as Mulheres (OPMs), Benedita Mourão.
A equipe participou, ainda, da cerimônia de implementação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e da Patrulha Maria da Penha. Na delegacia da cidade, a secretária visitou a sala do Projeto Bem-me-quer, com a presença do delegado Railson Brasil.
As visitas da Semulher seguiram na cidade de Tarauacá, onde a equipe acompanhou a Coordenadoria de Políticas para Mulheres em reunião com a prefeita, Maria Lucinéia Menezes. Na ocasião, a gestora municipal apresentou as políticas públicas já implementadas na cidade e, com o apoio da secretária Márdhia El-Shawwa, firmou parceria entre Estado e Município na promoção de políticas em prol das mulheres.
Como forma de fortalecer as parcerias, a secretária Márdhia El-Shawwa dialogou com o delegado José Ronério da Silva sobre as pautas voltadas para as mulheres.
9º Festival Katxanawá Hô Hô Ike 2023
A semana de agendas da Semulher se estendeu à cerimônia de abertura do 9º Festival Katxanawá Hô Hô Ike, do povo Huni Kuī, na quinta-feira, 20. As festividades foram realizadas na Aldeia Boa União, nas proximidades de Feijó.
No festival, a equipe da Semulher apresentou as ações da secretaria e garantiu a realização de futuras atividades em benefício das mulheres da comunidade.
“É um momento importante não só para a valorização do povo indígena da região, mas também para a implementação de políticas públicas para as mulheres da aldeia”, destacou a titular da pasta.