O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), esteve em agenda no Vale do Juruá, na semana passada, e uma das cidades visitadas foi Mâncio Lima.
A secretária Julie Messias conversou com os representantes da prefeitura da cidade e falou da importância da agenda institucional no sentido de alinhar as ações entre Estado e Município frente aos ilícitos ambientais. “Fomos ao Juruá para reforçar esse apoio que o governo está dando aos municípios e mostrar as ações que estão sendo realizadas como forma de suporte”.
Na oportunidade, foi apresentado à secretária o Projeto Mâncio Lima Rumo ao Desenvolvimento Sustentável. O município é o primeiro do Acre a discutir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A cidade está na vanguarda das políticas ambientais sustentáveis.
A implementação dos ODS na cidade oportuniza a integração de instituições governamentais e públicas, entidades do setor privado e do terceiro setor e a sociedade civil, para um olhar único relacionado ao meio ambiente.
“Reunindo as diversas instituições com projeto de integrar e fazer uma política pública ambiental unificada saímos na frente de muitos outros municípios do Acre com a elaboração da Agenda 2030 e dos ODS”, disse a vice-prefeita, Ângela Valente.
A Agenda 2030 é um compromisso que todos os países que compuseram a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável firmaram.
A secretária Julie Messias parabenizou a iniciativa do município. “Estou feliz em ver o trabalho de vocês. É importante entender a necessidade de um planejamento que pensa no futuro agora, e quando falamos em futuro agora é exatamente o que foi mostrado, no sentido de orientar as secretarias em relação ao temas elencados para o ambiente”.
A comitiva esteve ainda na Cooperativa de Produtores de Polpa de Frutos Nativos de Mâncio Lima (Coopfrutos).
Reunião com o Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul
A secretária Julie Messias esteve ainda em reunião com o Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, onde foi recebida pela capitã Daniela Santos e dentre os assuntos foi falado sobre o decreto de Emergência Ambiental, Comitê de Combate às Queimadas e o trabalho dos brigadistas frente aos ilícitos ambientais.
“Viemos aqui no Corpo de Bombeiros para alinhar as nossas atuações. Falamos sobre a Sala de Situação e o nosso sistema de monitoramento em tempo real. Nosso objetivo é estabelecer uma atuação ainda mais próxima. Agradecemos ao comandante-geral dos Bombeiros, Charles Santos, que tem sido um parceiro importante no combate às queimadas e incêndios florestais. Essa integração está em todos os níveis com os comandos municipais”.
A Semapi está realizando uma agenda de escuta nas cidades do Vale do Juruá para alinhar as ações entre Estado e prefeituras.