Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Sefaz do Acre participa de debate sobre reforma tributária e mudança em taxação de compras internacionais – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
fiscos estaduais

Sefaz do Acre participa de debate sobre reforma tributária e mudança em taxação de compras internacionais

O relatório da reforma tributária (PEC 45/2019), em tramitação no Senado Federal, e a implementação do Programa Remessa Conforme, pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, estão em discussão nesta semana em Aracaju (SE).

Trata-se das reuniões ordinárias do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) e do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que tiveram início na quarta-feira, 2, com a reunião da Comissão Técnica Permanente do ICMS (Cotepte), e estende-se até sexta, 4.

Encontro estende-se até sexta-feira na capital sergipana. Foto: Sefaz/SE

Outras pautas de interesse federativo dos fiscos estaduais também merecem destaque no evento, como a isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para projetos estruturantes no transporte ferroviário e tributação de automóveis para pessoas com deficiência.

No Acre, por exemplo, uma lei foi aprovada em meados de julho visando à isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para pessoas com deficiência, na aquisição de qualquer automóvel, novo ou usado, com valor de até R$ 120 mil.

O encontro também discute questões sobre o Sistema Integrado de Dívida (SID), Tax Free (programa de reembolso de imposto pago em compras por turistas), ferramentas de renúncia fiscal e programa de modernização da gestão fiscal.

Gestão fiscal e tributária

Na ocasião, a Secretaria da Fazenda do Acre (Sefaz) está representada pelo titular da pasta, Amarísio Freitas, bem como pelo secretário adjunto da Receita, Clóvis Gomes; o representante da Comissão Técnica Permanente do ICMS (Cotepe), Breno Caetano; o chefe do Departamento de Governança Estratégica, Adriano Magalhães; e o chefe do Departamento Regional da Fazenda Estadual, Eduardo Mesquita.

A Sefaz do Acre marcou presença no encontro, por meio do titular da pasta e sua equipe técnica. Foto: Carla Abad/Comsefaz

De acordo com Amarísio Freitas, as reuniões trazem discussões e debates sobre temas do dia a dia do cenário tributário-fiscal que impactam diretamente nos fiscos estaduais e na vida dos contribuintes.

“Discutimos desde aprovação de convênios com incentivos e benefícios fiscais até temas que visam melhorar a gestão não só da arrecadação, mas também de assuntos pertinentes aos dispêndios, financiamentos, dívidas e investimentos, em especial na melhoria da gestão fiscal e tributária”, disse.

O encontro tem a presença do ministro dos Transportes, Renan Calheiros; do secretário especial da Receita Federal do Brasil, Robinson Barreirinhas; e do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri.

Embora a Câmara dos Deputados já tenha aprovado o texto da Proposta de Emenda Constitucional da reforma do sistema tributário brasileiro, o texto final ainda apresenta  fragilidades ao pacto federativo nas relações das instâncias subnacionais.

O projeto encontra-se atualmente em fase de apreciação pelo Senado Federal, com a contribuição dos secretários de Fazenda.

Mudança na taxação de compras internacionais

O Remessa Conforme é um programa da Receita Federal que muda regras de taxação de compras feitas em lojas internacionais. A proposta determina a isenção da cobrança do imposto de importação para produtos de até US$ 50, cuja alíquota era de 60%.

O programa começou a valer desde a terça-feira, 1°, ainda sem cobrança, mas com o início das inscrições das empresas que desejam participar.

A mudança entrou em vigor no dia 1º de agosto. Foto: Internet

No mês de junho, um convênio do Confaz previu que estados decidam pela adoção de uma alíquota de 17% em operações realizadas em plataformas de importação de remessas expressas.

A partir de agora, mercadorias que tiverem os documentos fiscais em conformidade terão entrada liberada no território nacional.

A intenção é proporcionar competitividade e equalização de tratamento tributário às empresas nacionais, além de trazer mais segurança ao contribuinte, devido a maior transparência dessas operações, inclusive no que diz respeito à efetiva entrega da mercadoria.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464