Para educar os participantes da maior feira de entretenimento e agronegócio do estado, a Expoacre 2023, sobre a importância da educação financeira, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) lançou, em seu estande, o jogo Caminho do Consumo, que estará disponível todos os dias do evento.
Por meio da Divisão de Educação Para o Consumo, essa atividade lúdica desafia os participantes a testarem seus conhecimentos sobre o tema e, de maneira divertida, os orienta sobre os direitos básicos do consumidor, além de ensinar a administrar suas finanças. No início, é fornecida uma quantia em dinheiro fictício aos jogadores, que têm a oportunidade de gastar ou economizar em cada fase do jogo, representada por situações do cotidiano, como despesas de supermercado, seguro de imóveis, cartão de crédito, pagamento de parcelas de carro, gastos familiares e até mesmo algumas recompensas. O participante que, ao final do jogo, tiver melhor administrado seu dinheiro, responde a algumas perguntas e vence o jogo, concorrendo ainda a uma pelúcia do Proconsu, o mascote do Procon.
Sérgio Garcia, chefe da Divisão de Educação Para o Consumo do Procon/AC, explica que, devido à alta porcentagem de endividados no estado, o jogo foca nessa temática e busca reduzir esse número.
“Tendo em vista que 78% dos acreanos estão endividados, o jogo aborda o caminho para o consumo. Aqui, simulamos a vida das pessoas, apresentando várias situações de consumo e, ao longo do jogo, fornecemos orientação financeira. Queremos, de maneira interativa, transmitir esses ensinamentos para tentar mudar essa estatística”, enfatiza Sérgio.
Rafael Lopes, de 10 anos, compartilhou o que aprendeu ao participar da atividade. “Eu aprendi como economizar dinheiro e cuidar bem dele, para ter muito no futuro”, afirmou.