Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Com “empregos verdes” em foco, especialistas discutem desafios e oportunidades na Expoacre – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Sustentabilidade

Com “empregos verdes” em foco, especialistas discutem desafios e oportunidades na Expoacre

A temática dos empregos verdes, uma iniciativa que busca aliar o mercado de trabalho, a produção de energia e o meio ambiente, foi o assunto central discutido nesta sexta-feira, 4, durante mais um painel realizado no estande Caminhos para a Sustentabilidade, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi).

Painel ocorreu no estande da Semapi, nesta sexta-feira, 4, Foto: Alexandre Cruz-Noronha.

Com o título “Empregos Verdes: desafios e oportunidades”, os palestrantes compartilharam insights sobre como definir postos de trabalho que contribuam para a redução das emissões de carbono ou para a melhoria e preservação da qualidade ambiental.

O painel contou com a moderação de João Raphael Gomes, Coordenador de Educação Ambiental da Semapi, que destacou a importância de reunir especialistas para discutir esse tema crucial. “Nosso objetivo era demonstrar como o novo mercado de trabalho voltado para a sustentabilidade está evoluindo, quais são as vantagens e desafios envolvidos.”

André Amarante, gerente de operações da Energisa Acre, foi um dos palestrantes e apresentou os projetos desenvolvidos pela empresa focados em sustentabilidade e meio ambiente.

Diretora de Povos Indígenas da Sepi, Nedina Yawanawá, e secretária-adjunta da Semapi, Renata Souza, prestigiaram a palestra. Foto: Alexandre Cruz-Noronha.

“Apresentamos o projeto Vila Restauração, que envolveu a implantação e construção de uma usina fotovoltaica na vila. Falamos também sobre o projeto Reflorestar, que consistiu no plantio de 5 mil árvores em uma aldeia em Tarauacá, além de outras iniciativas relacionadas à sustentabilidade em colaboração direta com a comunidade. Temos um projeto de descarbonização com a desativação das usinas de Feijó e Tarauacá. No total, serão cinco usinas desativadas, duas em 2020, duas em 2023 e a última em 2025, que é a de Cruzeiro do Sul. Com essa desativação, serão evitadas 166 mil toneladas de CO²”, explicou.

Dávila Brito, engenheira florestal da Energisa Acre, também palestrou no painel.

Profissionais do futuro

Roberta Knopki, coordenadora do projeto Profissionais do Futuro da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), participou remotamente da discussão e apresentou o projeto “Profissionais do Futuro Competências para a Economia Verde”. Ela explicou que o projeto é resultado de uma colaboração técnica entre a GIZ e o Ministério da Educação, com foco na ampliação de cursos e perspectivas de empregabilidade.

“O projeto aborda temas como energias renováveis e bioeconomia circular. Apresentamos as nossas ações e como atuamos nesse setor com foco na educação profissional e tecnológica”, afirmou.

Palestras e painéis estão sendo realizados durante todos os dias no estande Caminhos para a Sustentabilidade. Foto: Alexandre Cruz-Noronha.

Camila Araújo, gerente de logística da startup Solos, apresentou a empresa e ressaltou que o principal objetivo é fazer com que a reciclagem funcione ativamente no Brasil.

“Comentei sobre a Solos e o contexto em que estamos inseridos, abordando o panorama e os principais impulsionadores para alcançarmos os resultados do nosso trabalho. Apoiamos territórios e marcas em seus desafios de economia circular”, concluiu.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464