Protótipo 3D e apresentação de propostas de negócios foram algumas das atrações destacadas no espaço do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) durante a Expoacre 2023, realizada na noite de sexta-feira, 4.
Os alunos do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) Campos Pereira, unidade da Rede Ieptec em Rio Branco, foram os responsáveis pelas produções expostas no estande, como resultado do conhecimento adquirido nos cursos oferecidos pelo governo do Estado, por meio do Ieptec.
“O Cept Campos Pereira representou alguns de seus cursos aqui, como o Curso Técnico em Segurança do Trabalho, mostrando os equipamentos de proteção individual (EPIs) utilizados pelos alunos durante as aulas, e também peças de roupas e bordados produzidos pelas reeducandas do sistema prisional, que concluíram o curso de corte e costura”, explicou a coordenadora-geral da unidade, Susie Lamas.
Um vídeo de um protótipo em formato 3D, de um suporte para celular, foi exibido no telão. Esse acessório foi feito sob medida por um pai de um aluno do Cept Campos Pereira, pensando em facilitar a rotina escolar do seu filho, que é tetraplégico. “É um projeto de baixo custo e está sendo aprimorado com o auxílio da nossa equipe de informática, mas precisa de patrocínio para que possa atender mais pessoas que precisam”, complementou Susie.
O aluno do Curso Técnico em Administração, Thalyson Bento de Souza, desenvolveu uma loja virtual para a venda de produtos diversos. O autor do projeto promete selecionar, de forma criteriosa, os fornecedores que desejam adquirir um espaço em seu site. “Meu negócio prioriza garantir que o produto chegue na casa do cliente. O diferencial é ‘escolher a dedo’ os fornecedores, para garantir a segurança de todos os nossos clientes”, afirmou o estudante de apenas 17 anos que está em busca de apoiadores, especialmente na área de marketing, para aprimorar seu empreendimento.
Enquanto os visitantes apreciavam os projetos apresentados pelo Cept Campos Pereira na Expoacre, o gestor do Ieptec, Alírio Wanderley, e o secretário administrativo da Secretaria de Estado de Administração (Sead), Paulo Roberto Correia, assinavam, no estande da Sead, um termo de cooperação entre as instituições. “Uma parceria que se concretiza com a oferta desses cursos que vão capacitar mais de 300 servidores”, disse Correia. “O Ieptec agradece a Sead pela parceria e confiança, e ao governador Gladson Cameli que está sempre apoiando e incentivando a união entre as secretarias”, complementou o gestor do Ieptec.
A parceria vislumbra a oferta de cursos nas áreas de Arquivo, Logística, Informática, Recursos Humanos e Patrimônio. O público-alvo são os servidores do Poder Executivo do Estado do Acre.