Para fortalecer a prevenção e o rastreamento do câncer de mama, o Estado do Acre dá um importante passo, ao estabelecer a prática do exame de mamografia em unidades móveis. A nova lei, publicada no Diário Oficial, entra em vigor nesta segunda-feira, 15, e visa identificar, prevenir e rastrear alterações relacionadas ao câncer de mama, com foco nas mulheres de faixa etária entre 40 e 69 anos.
A iniciativa busca garantir o acesso regular ao exame de mamografia por meio de veículos equipados adequadamente e profissionais qualificados, estrategicamente posicionados. Com ações programadas anualmente no mês de outubro, a prática visa aumentar a cobertura da mamografia em todo o território estadual, proporcionando um diagnóstico precoce e, consequentemente, maiores chances de sucesso no tratamento.
A mamografia em unidade móvel permitirá que mulheres de diferentes regiões tenham acesso a esse exame fundamental de maneira mais conveniente, eliminando barreiras geográficas e de deslocamento. A prática coordenada possibilitará a detecção precoce de possíveis alterações, permitindo intervenções médicas oportunas e eficazes.