O governo do Estado segue implementando ações de incentivo à cadeia produtiva do cacau. Desde a última segunda-feira, 21, uma equipe de agrônomos da Secretaria de Agricultura (Seagri) participa de uma capacitação em produção de mudas enxertadas, no município rondoniense de Ouro Preto do Oeste. A capacitação segue até a sexta-feira, 25.
A partir da capacitação, os técnicos passarão a ser multiplicadores da técnica de enxertia de cacau, reforçando as ações que já vêm sendo desenvolvidas por meio da parceria entre a Seagri e o Viveiro da Floresta, da Secretaria de Meio Ambiente (Semapi).
A Secretaria de Agricultura tem um mapeamento sobre os produtores nas regiões Alto e Baixo Acre para receberem incentivos em fermentação, secagem e comercialização do grão.
“Os técnicos estão aprendendo técnicas em enxertia, para desenvolver, na prática, em unidades didáticas de plantio de mudas de cacau clonal, que diminui o tempo de produção pois aumenta a precocidade da planta, acelerando a produção”, esclareceu o agrônomo Diogo Sobreira, chefe da Divisão de Agricultura Familiar da Seagri.