O governo do Estado visando honrar e reconhecer o trabalho das forças de segurança, realizou nesta segunda-feira, 28, o pagamento do Prêmio Anual de Valorização aos servidores da Segurança Pública do Acre.
O agente do ISE, Renê Sarkis, destaca que esse prêmio faz todas as forças se sentirem reconhecidas. “É um sentimento de pertencimento. Temos tentado agregar junto às forças de segurança, principalmente fazendo parte da pasta de Segurança Pública, e nos sentimos valorizados recebendo essa honraria”.
A soldada do CBM/AC, Renata Franca Rezende, destaca com muita precisão a satisfação e a felicidade de fazer parte de uma das forças agraciada com a valorização. Diz ser muito importante para a corporação ter seu trabalho reconhecido, “porque sente que seu trabalho está fazendo a diferença para a população. Quando você ganha esse prêmio, se sente mais motivado a trabalhar, a servir a população de uma forma geral, sendo benefício para a própria população, com profissionais que gostam do que fazem e são reconhecidos por isso”.
O anúncio, feito no dia 11 de agosto, veio através do governador Gladson Cameli, em uma coletiva de imprensa, no Palácio Rio Branco, onde foi destacada a valorização ao Instituto Socioeducativo (ISE), ao Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), ao Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), à Polícia Militar do Acre (PM/AC) e ao Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBM/AC).
A diretora da Penitenciária Feminina, Dalvani Azevedo, explica que receber o plano de valorização do servidor dentro do ano corrente é um sentimento de valorização mesmo, como fala o nome do prêmio, “é saber que o governo está tendo esse olhar para o Iapen e para os servidores”.
O 1° sargento da Polícia Militar, Ademilton Gonçalves Sales, há 21 anos na PM/AC, ressalta que o prêmio é uma amostra do compromisso do Estado com os servidores em geral. “Através desse prêmio, ele [o governador] está valorizando não somente o trabalho da Polícia Militar, mas de todas as forças. É muito bom se sentir valorizado dentro do sistema em que você atua”.
Cada força terá um valor, de acordo o efetivo de sua instituição. O ISE terá 70.320,00 aos seus servidores, Iapen terá 2.253.240,00, o Detran terá 263. 323,34, a PM/AC terá 4.258.800,00 e o CBM/AC, 853.500,00.
A agente de trânsito, Paula Gisela Mota Lima, há 13 anos no Detran, se diz muito feliz por ser contemplada com o prêmio de valorização, o PVAT. “Eu como servidora do Detran estou muito feliz, afinal é um bem para a nossa categoria, que é tão necessária para a ordem e o bem viver de toda a sociedade acreana”.
Foram 4.877 servidores contemplados com o prêmio, previsto em lei, referente ao ano de 2022, que soma mais de R$ 10 milhões.