A Polícia Civil do Estado do Acre (PC/AC), por meio da Academia de Polícia (Acadepol/AC) e a Coordenação do Núcleo Pacificar, realizaram entre os dias 22, 23 e 24 de agosto o Curso de Conciliação e Mediação de Conflitos, voltado para estagiários do curso de Direito.
O curso demonstra o compromisso da gestão em fortalecer a resolução de conflitos de maneira pacífica e eficaz, pois este curso tem o intuito de capacitar futuros operadores do Direito para auxiliar nas audiências de conciliação que ocorrem diariamente nas delegacias regionais da capital e do interior.
“O objetivo central do curso é dotar os profissionais e operadores do Direito com habilidades essenciais para a mediação e conciliação, proporcionando uma abordagem alternativa para a resolução de disputas. Ao habilitar esses estagiários a conduzir processos de conciliação, a Polícia Civil busca prevenir a escalada de conflitos e a ocorrência de crimes mais graves, ao mesmo tempo em que fomenta uma cultura de diálogo e paz dentro da sociedade acreana”, explicou o coordenador do Pacificar, Paulo Carppegiani.
Além do aspecto de resolução de conflitos, o curso também enfatiza a importância de tratar os cidadãos com respeito e empatia.
O treinamento não apenas prepara os estagiários para desempenhar um papel ativo nas audiências de conciliação, mas também os capacita a serem profissionais mais completos e sensíveis às necessidades das pessoas que buscam o amparo da Polícia Civil.
O delegado e diretor da Acadepol, Dr. Fabrício Sobreira, ressaltou a relevância do curso de formação de conciliadores. “Treze estagiários foram formados durante essa edição, e sua contribuição está destinada a ser valiosa para as atividades da Polícia Judiciária. As lições aprendidas no curso não se restringem apenas ao ambiente profissional e acadêmico, mas também se estendem para o crescimento pessoal dos participantes”, explicou.
Diante da necessidade de profissionais altamente qualificados atuando junto às delegacias, a Acadepol já planeja uma nova edição do curso nos próximos dias.
Desta vez, o foco será na qualificação dos próprios policiais civis da capital e do interior, buscando aprimorar continuamente o atendimento aos cidadãos que buscam auxílio junto à Polícia Civil.
Por meio dessas iniciativas, a Polícia Civil do Acre reafirma seu compromisso em promover a justiça, a pacificação e a excelência no serviço público.