Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Na Semana Nacional da Regularização Fundiária, governo entrega 886 títulos definitivos em Cruzeiro do Sul – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
regularização fundiária

Na Semana Nacional da Regularização Fundiária, governo entrega 886 títulos definitivos em Cruzeiro do Sul

A satisfação demonstrada pelo sorriso no rosto de seu Agostinho da Silva Meireles, morador de Cruzeiro do Sul, tem uma motivação especial: ele passa a ser, de fato e de direito, o proprietário legal do seu imóvel.

Política vem devolvendo a dignidade a milhares de acreanos. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Das mãos do governador Gladson Cameli, ele recebeu a documentação que lhe abona inúmeros benefícios, como a facilidade na contratação de crédito para uma futura reforma ou ampliação, e até mesmo o refinanciamento do seu lar.

“Eu não esperava que saísse tão rápido. Foi uma das melhores surpresas da minha vida. Esse sorriso aqui é de gratidão e felicidade, pois sei das alegrias que terei com a posse do título da minha terrinha”, relata o aposentado, de 84 anos.

Moradores passam a contribuir para melhorias no município: “O imposto que pagamos retorna em forma de benefícios”. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O acesso regular à terra fará com que seu Agostinho contribua com a prefeitura na identificação do seu lote e, sobretudo, na arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “Eu e minha família vamos viver melhor. O que pagamos de imposto, volta em forma de benefícios para todos nós”, destacou.

O programa também beneficiou terras da Igreja Católica. O bispo da Diocese local, Dom Flávio Geovanale, celebrou a conquista: “Rogamos a Deus por todos os envolvidos. Vocês estão investindo em vidas”.

Bispo Flávio Geovanale: “Vocês estão investindo em vidas”. Foto: Marcos Santos/Secom

Ao todo, mais de 800 famílias do Conjunto Mâncio Lima, região urbana de Cruzeiro do Sul, e das Vilas Lagoinha e Santa Rosa, zona rural do município, foram agraciadas com a ação, realizada nesta terça-feira, 29. Um investimento na ordem de R$ 5 milhões, fruto de recurso próprio da gestão do Estado.

Para o benefício histórico chegar até a população, há um trabalho coeso do governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), com a União, prefeitura local, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os poderes Legislativo e Judiciário estadual.

Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo estadual direcionou aos parceiros palavras de gratidão pelos esforços e pontuou que a política exitosa gera desenvolvimento econômico sustentável e traz mais qualidade de vida ao povo acreano.

Governador era um dos mais entusiasmados ao ver a alegria dos beneficiados. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Hoje, continuamos com a política que traz dignidade aos moradores dos municípios do Acre. Há quatros anos, oito meses e 29 dias estou à frente do Palácio Rio Branco, lutando para melhorar a vida do nosso povo. São momentos como esse que nos dão a certeza de que vale a pena a nossa dedicação”, ratificou Cameli.

Minha Terra de Papel Passado

O Minha Terra de Papel Passado é um programa do governo acreano criado para avançar na regularização fundiária. A iniciativa vem transformando a realidade de milhares de cidadãos com a entrega do documento registrado em cartório e com matrícula.

Gabriela Câmara: “O Acre voltou a fazer regularização fundiária na zona rural”. Foto: Marcos Santos/Secom

“Por determinação da gestão estadual, vamos seguir beneficiando a população com a desburocratização do processo de regularização fundiária. Um dos grandes avanços do programa foi o retorno da regularização fundiária na zona rural”, afirmou a presidente do Iteracre, Gabriela Câmara.

A entrega dos quase mil títulos a famílias cruzeirenses faz parte da Semana Nacional da Regularização Fundiária, uma iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que, por meio do Programa Permanente de Regularização Fundiária, busca combater a grilagem de terras, fortalecer a governança fundiária e proteger o meio ambiente.

Benefício chega ao povo por meio de esforços conjuntos. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Além dos benefícios essenciais, a regularização fundiária contribui para a redução de conflitos e disputas territoriais, promovendo a paz social e harmonia das comunidades. Por isso, parabenizamos ao governo do Estado, e pedimos que este papel passado também leve a uma reflexão da construção de um mundo mais humanizado”, refletiu a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), desembargadora Regina Ferrari.

Também se fizeram presentes ao evento a vice-governadora, Mailza; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Gonzaga; vereadores; secretários de Estado e outras autoridades.

Ampliação da Escola Craveiro Costa

O governo do Estado também anunciou importantes investimentos para Escola de Ensino Integral Craveiro Costa, em Cruzeiro do Sul.

Serão destinados mais de R$ 300 mil para ampliar a estrutura predial da unidade de ensino, beneficiando diretamente um total de 350 estudantes, com a construção de dois banheiros com vestuário e uma sala administrativa.

Aberson Carvalho: “Essa é a gestão que mais ampliou o modelo de ensino integral”. Foto: Marcos Santos/Secom

O titular da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Aberson Carvalho, pontuou avanços e anunciou novas medidas para elevar a qualidade do ensino público aos jovens acreanos. “De 2022 para 2023 ampliamos em 100% o número de escolas que funcionam no sistema integral. Até o fim da gestão Gladson e Mailza, todo o ensino médio funcionará nesse sistema. São avanços importantes de um governo que prioriza a educação”, destacou o gestor.

O que disseram

“Parabenizo a equipe que possibilitou esse feito, que vai mudar a vida de muita gente. Saibam que podem contar com o parlamento acreano para criar e aplicar políticas que gerem, ainda mais, desenvolvimento ao Acre”, deputado Luiz Gonzaga, presidente da Assembleia Legislativa.

Luiz Gonzaga: “Apoiamos políticas que trazem desenvolvimento ao Acre”. Foto: Marcos Santos/Secom

“A prefeitura tem sido parceira do governo do Acre. Esse é um passo importante na construção da cidadania das pessoas. O cidadão constitui família, mas encontra barreiras para ter acesso ao documento de posse da sua terra, e esse ato é uma forma de valorizar essas pessoas”, prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima.

Zequinha Lima: “A regularização fundiária é uma forma de valorizar as pessoas”. Foto: Marcos Santos/Secom

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464