Ao longo da Expoacre Juruá, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) oferece, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), um treinamento em manobras de desengasgo, habilidade que pode fazer a diferença entre a vida e a morte em situações de emergência.
O Samu atua em colaboração com o curso de Medicina do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac). Acadêmicos instruem o público em técnicas para lidar com engasgamentos de bebês, crianças e adultos.
Pedro Pascoal, secretário de Saúde, destaca que “a educação continuada na saúde é um ato que tem que ser fomentado, novas práticas estão sendo aplicadas e a parceria visa atualizar e capacitar os profissionais e até mesmo o público”.
O engasgo é um incidente que ocorre quando alimentos ou objetos entram no sistema respiratório em vez do digestivo, podendo resultar em asfixia ou inconsciência. É uma emergência médica que exige ação rápida para evitar complicações graves.
Júlia da Silva, acadêmica de Medicina, avalia: “É muito importante para todo o público aprender os conceitos básicos para as manobras em situação de emergência, ter esse conhecimento pode salvar vidas de pessoas”.
Luiz Augusto Barreiros, gerente do Samu em Cruzeiro do Sul, explica que está sendo oferecido atendimento móvel e foi montada uma sala de pronto atendimento para emergências, além do Núcleo de Educação Permanente (NEP). “A capacitação é aberta a todos os presentes, permitindo que a comunidade em geral adquira conhecimentos”, frisa.