O governo federal, por meio do Ministério da Cultura, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), a Fundação de Tecnologia (Funtac), o Instituto Gamecon e o Instituto de Gestão, avaliação e pesquisa aplicada (Sapien) realizam, na próxima terça-feira, dia 12, a palestra “Videogames e Jornalismo: Como Cobrir e Comunicar o Universo dos Games”. Durante a palestra ocorrerá o lançamento da “Agência de Notícias Collab Gamecon Acre”, uma iniciativa colaborativa que tem como propósito estimular a geração de conteúdos pelos profissionais e amadores do segmento.
O evento que acontece a partir das 10 horas (horário Acre) faz parte do Gamecon Talks, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de setembro, uma conferência que visa a troca de conhecimento para jogar na transformação social, impactar positivamente por meio de jogos e fortalecer a cadeia de valor dos games.
O palestrante Théo Azevedo, CEO da Theogames – agência de comunicação especializada em games e com atuação no Brasil e na América Latina – vai apresentar os nichos da indústria de games como esports, indies, retrô, PC, que possuem públicos fiéis à procura de informações inovadoras. A palestra será remota e as inscrições gratuitas podem ser feitas através do link https://bityli.cc/JrZ
Para o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, a proposta trabalhada pelo estado em parceria com o Instituto de Gestão, avaliação e pesquisa aplicada (Sapien), através da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) é impulsionar o setor de games em todo o estado.
“O Mercado de Jogos Eletrônicos na Expoacre nos últimos dois anos foi um sucesso. Esta parceria com o Instituto Sapiens amplia o conhecimento sobre tecnologia, inovação e games, uma indústria que vem faturando bilhões por ano, gerando emprego, renda e unindo a nossa juventude”, comentou Mesquita.
O CEO da Theogames vai abordar histórias de superação no setor de jogos. Segundo Théo Azevedo, boas histórias “furam a bolha gamer” e atraem uma audiência maior.
Ele também falará sobre sites independentes de games, que costumam abrir portas para colaboradores, o que pode gerar uma oportunidade para oferecer pautas específicas em veículos regionais.
Projeto vai certificar participantes
A ideia é que de 12 a 30 de setembro muitas histórias possam ser descobertas e anunciadas para o Brasil. As matérias selecionadas, que forem publicadas, em sites, blogs, tvs, jornais serão bonificadas.
Théo Azevedo ainda incentiva a publicação de conteúdo nas redes sociais, seja no Youtube ou Tik Tok. “Não há desculpas para não tentar construir um portfólio ou acervo e o ponto não é se tornar popular, mas ter o que mostrar na hora de buscar um emprego ou oportunidade. Do Youtube ao WordPress, passando pelo Tik Tok, nunca foi tão fácil produzir e publicar conteúdo na web”, destacou o jornalista.
O evento conta com a parceria da Universidade Federal do Acre, a Federação da Industria do Estado do Acre, o Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento, o Sebrae, a Fundação Elias Mansour, o Theogames e o Acelera Lab.