Há aproximadamente 16 anos sem funcionar, o centro cirúrgico do Hospital Dr. Abel Pinheiro Maciel Filho, em Mâncio Lima, foi reativado pela gestão do governador Gladson Cameli. Após esse avanço, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), já realizou mais de 340 cirurgias oftalmológicas somente em 2023.
Neste sábado e domingo, 9 e 10, o mutirão de cirurgias oftalmológicas realizou o sonho de aproximadamente 180 manciolimenses, devolvendo a eles uma boa qualidade de visão, com a retirada de catarata. A ação também diminuiu a fila de espera de tratamento fora de domicílio (TFD).
Leonilia Silva, de 66 anos, descobriu há cerca de três anos que havia catarata em seus olhos. “Seria muito difícil me deslocar para outra cidade, com despesas e outras dificuldades, para buscar atendimento. Esse mutirão foi gratificante para mim e agora terei a visão restaurada”, disse.
“Esse atendimento é fundamental para uma boa qualidade de vida. A gente consegue devolver uma visão boa para que essas pessoas possam viver de uma forma digna. O sentimento que fica é a gratidão por fazer parte de um projeto tão bonito”, disse a médica Nauara Naissa Silva.
“Os pacientes estão recebendo um tratamento digno, totalmente gratuito e sem sair aqui do município. A ação representa um compromisso do governador Gladson e do secretário [de Saúde] Pedro Pascoal em cuidar das pessoas, oferecendo um atendimento humanizado”, observou Hélio Bentes, diretor do Hospital de Mâncio Lima.