Neste sábado, 16 de setembro, será realizado o 13º Encontro de Urban Sketchers em Rio Branco (USK RBR), a partir das 14h, no Museu dos Povos Acreanos (MPA), com apoio da Fundação Elias Mansour (FEM). O Urban Sketcher é um coletivo de desenhos sem fins lucrativos, que foi fundado pelo jornalista espanhol Gabriel Campanario em 2006, ou seja, muito antes do surgimento do Instagram, Flickr e outras redes sociais voltadas só para imagens. A ideia era reunir pessoas em um movimento para ver a cidade com outros olhos e desenhá-la.
Os artistas e arquitetos acreanos participarão de uma visita guiada no MPA e, em seguida, darão início aos desenhos, numa troca de perspectivas da cena urbana acreana. A ideia é reunir o maior número de desenhistas possível, amadores e profissionais.
A organizadora do evento, a arquiteta Ana Bambuzini, explica que o principal intuito é valorizar edifícios e espaços urbanos da cidade e reproduzi-los em desenhos. “Já temos 14 pessoas inscritas, mas quem quiser participar pode ir ao museu e colocar em prática sua criatividade ao ar livre”, acrescenta Ana.
No Brasil já são mais de 200 grupos regionais oficiais que mantêm as mais diversas atividades regulares envolvendo a prática e a divulgação do desenho de rua.
Na web, o blog www.urbansketchers.org reúne entusiastas desse tipo de atividade artística, que inclui pintores, arquitetos, jornalistas, publicitários, ilustradores, designers e educadores, que publicam mais que apenas desenhos, mas também a narrativa e as circunstâncias em que esses desenhos foram feitos.
Às 17h o evento será finalizado com a exposição das artes produzidas por todos os participantes e depois um happy hour no Novo Mercado Velho, para o compartilhamento da experiência.
Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.