Soluções digitais para os desafios da administração pública. Esse é o foco do programa Gamecon Govtech, lançado nesta segunda-feira, 18, pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), a Fundação de Tecnologia (Funtac), o Instituto Gamecom e o Instituto Sapien, no Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco. A apresentação da plataforma ao público deu o start na primeira edição da Gamecon Talks Acre, que inicia nesta quarta, 20, e segue até sexta-feira, 22.
O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), na capital, de forma híbrida (presencial e online). O objetivo é apresentar o universo dos games como uma forma de trabalho, proporcionar uma nova visão de se fazer negócios no estado, estimular a juventude para diferentes perspectivas de empreender, incentivar a cultura do empreendedorismo e oportunizar a geração de emprego e renda a partir do uso da tecnologia.
Titular da Seict, Assurbanípal Mesquita explica que o Govtech e a Gamecon Talks, realizados em parceria com o Ministério da Cultura (Minc) a partir de emenda parlamentar do senador Márcio Bittar, são reflexos das diretrizes estabelecidas pelo governador Gladson Cameli para dinamizar a economia acreana com inovação e tecnologia. Segundo ele, o mercado de games no Acre conta com muitos atores que precisam de apoio para ampliar e fortalecer o setor no estado.
“O governo realiza o fomento desse mercado para que os nossos jovens possam alçar caminhos diferenciados em termos de trabalho e renda, contribuindo para o crescimento econômico com novas matrizes. Na conferência Gamecon Talks, um ciclo de palestras trará ao público pessoas de renome nacional e internacional, que ensinarão como funciona todo o ciclo do mercado de games e como ele pode trazer bons frutos. É uma grande oportunidade de negócios”, disse Mesquita.
Presidente da Federação Acreana de Games e Tecnologia (FGAT), Álefy Xavier parabenizou a iniciativa do governo, destacando que é essencial trazer referências que atuam no setor para a troca de conhecimento: “O diálogo que vem de fora, com diversos conhecimentos, soma bastante com o cenário que vivemos aqui no estado. Isso contribui demais para que o mercado de games, gigante lá fora, traga uma revolução ao Acre e faça do nosso estado uma referência em todo o Brasil”.
Iuçara Souza, presidente da Funtac, pontuou que a área possui um grande portfólio de negócios, já que engloba desde os desenvolvedores de softwares até os fabricantes de insumos como cadeiras gamers, que dão novos ares para quem pretende se inserir no mercado de trabalho. “Estimular iniciativas como essa é uma forma de garantirmos que as políticas públicas cheguem às comunidades e ao público-alvo, transformando a vida das pessoas com novas dinâmicas”, disse.
Govtech
Presidente do Instituto Gamecon, um dos realizadores do evento e executor do Govtech, Bruno Bandeira afirmou que o programa tem como finalidade impulsionar empresas emergentes que combinam atividades de inovação aberta e qualificação profissional, tanto pública como privada, realizadas em conjunto com o setor público em prol da melhoria dos serviços prestados pelo Estado à população. A partir disso, três jogos serão desenvolvidos para suprir demandas de entidades.
“O que a gente entendeu, de acordo com a dinâmica econômica do Acre, é que os games são uma boa saída para encontrar resoluções. Faremos articulações junto às entidades de governo e de representação de base para lançarem desafios em edital que será publicado pelo instituto. Ele será destinado aos desenvolvedores de games para que eles possam transformar, com a nossa ajuda e das instituições participantes, as problemáticas em projetos de jogos que cheguem ao público”.
Lucas Varela, presidente do Instituto Sapien, um dos realizadores da Gamecon Talks Acre, observou que a iniciativa do governo por meio da Seict e Funtac demonstra o compromisso do governo de inserir o estado em um novo momento econômico e social. “Tem uma relevância muito grande por trazer a economia criativa na ponta, oportunizar qualificação sobre tecnologia e inovação, além do grande potencial de transformar milhares de vidas pelos games”, afirmou.