O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), realizou na manhã desta terça-feira, 26, a aula inaugural do Curso de Infraestrutura Nebula – Introdução ao Tetra, para 33 operadores de segurança do Estado do Acre, no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps).
O curso de 40 horas visa capacitar os operadores de segurança pública para a atuarem no Sistema Nebula, uma rede que gerencia todo o sistema de radiocomunicação digital do Acre. O Sistema Tetra possibilita uma comunicação estável e segura contra invasores.
O secretário de Segurança Pública em exercício, coronel Evandro Bezerra, destaca que o curso é de extrema importância para o aperfeiçoamento da comunicação das forças de segurança pública: “A Sejusp vai sempre buscar meios de melhorar as condições de trabalho do profissional, para que a sociedade possa ter uma resposta rápida e de qualidade. E a comunicação é essencial para que isso aconteça”.
“Todo o Sistema Integrado de Segurança Pública do Acre (Sisp), como também o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) utiliza a rede Tetra”, é o que destaca a chefe da Divisão de Rádio Comunicação da Sejusp, Raquiria Nascimento: “O curso vai permitir que eles aprendam a gerenciar a rede de comunicação em cada setor, tendo um conhecimento técnico de como resolver pequenas falhas na infraestrutura em campo, para que eles sejam pontos focais”, disse.
O sargento da Polícia Militar, Caio Castro, participante do curso, ressalta que está muito feliz de fazer parte de algo tão essencial, que é a comunicação: “Esse curso é um grande passo na segurança, porque vai minimizar em campo as pequenas falhas que possam ocorrer na comunicação”.
O curso oferecido a todas as forças, vai ser dividido em aulas práticas, do dia 26 a 29 de setembro, e aulas em campo, do dia 2 a 4, com aulas práticas sobre como fazer a ativação de três herbs de médio tráfico que propiciarão o maior alcance de cobertura digital na capital do Acre.
Forças de segurança dos municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá, Brasileia, Assis Brasil e Epitaciolândia participam da capacitação.