Representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) participaram do workshop Aperfeiçoamento Técnico de Arma Longa (portátil) para Grupos Especiais, como teste de padronização de armamento oferecido pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) de Rondônia, durante os dias 2 e 3 de outubro.
O evento visava buscar soluções bélicas para os dois estados, Acre e Rondônia, integrantes da Câmara Setorial de Segurança Pública do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal. O consórcio é o fórum criado para deliberar temas voltados à aquisição de equipamentos e materiais bélicos que atendam às peculiaridades dos estados nortistas que atuam no ambiente amazônico e vivenciam a mesma realidade de crimes transfronteiriços.
O workshop foi realizado por especialistas em segurança pública do Mato Grosso (MT), que apresentaram um leque de armamentos, já padronizados pela polícia do estado, como ferramenta de solução para aquisição de armamento específico para atuação das forças de segurança. A pretensão é que o modelo de armamento utilizado pelo MT seja usado pelos dois estados do Norte.
Na oportunidade, o secretário adjunto de Segurança Pública do Acre, coronel Evandro Bezerra, destacou que, em nível estadual, já foi criada uma comissão na Sejusp, composta por profissionais de segurança pública integrantes do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp). “Essa comissão foi designada a participar do evento com o objetivo de buscar conhecimento técnico e expertise do MT para montarmos uma estrutura de padronização de armas para melhores aquisições, a fim de reforçar as ações de segurança pública em nosso estado”, disse.
Rondônia recentemente assinou um termo de cooperação técnica com o Acre para integração de informações técnicas de combate à violência na divisa entre os dois estados. A partir desta cooperação, estão sendo desenvolvidos vários trabalhos que atendam às demandas operacionais que afetam os dois entes, o que se tornará mais efetivo por meio do Consórcio Norte.