Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo incentiva indústria acreana na promoção de ações sustentáveis – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
meio ambiente

Governo incentiva indústria acreana na promoção de ações sustentáveis

As mudanças climáticas cada vez mais rápidas e intensas provocam estragos e mortes em todos os continentes. Nesse cenário, a Amazônia tem uma importância global para o equilíbrio do planeta. E a forma como ela é pensada e cuidada é a chave para o nosso futuro.

O desenvolvimento socioeconômico da região, onde só no Brasil vivem quase 30 milhões de pessoas, precisa estar alinhado a esse momento. Seja qual for o contexto, ambiental ou econômico, a Amazônia é uma marca, um produto brasileiro cada vez mais valorizado.

Os empreendedores que souberem aproveitar essa oportunidade podem potencializar seus negócios. É com essa visão que Diogo Luiz Figueiredo, dono da Granja Carijó, no Acre, a maior produtora de ovos de galinha do estado, planeja ampliar seu mercado.

Em parceria com a Sema, a granja deverá criar um cinturão verde em volta dos aviários e promover um microclima mais agradável para as aves. Foto: Alexandre Noronha/Sema

Com uma produção de quase 200 mil ovos por dia, agora o empresário investe também no reaproveitamento de 400 toneladas do esterco das aves por mês. O material é negociado com produtores acreanos e de outros estados para correção do solo, por ser uma importante fonte de nutrientes como nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio.

“Todo o nosso esterco passa por um processo de compostagem durante 120 dias e acaba gerando um novo produto. Esse composto orgânico é transportado em carretas e gera mais receita para a gente e benefícios para o meio ambiente, ajudando os produtores a reduzirem a necessidade de irrigação e fertilizantes minerais”, relata o empresário.

Segundo Diogo, o novo objetivo é realizar o reflorestamento da área de preservação permanente (APP) da propriedade:  “A gente está fazendo uma parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente [Sema]. A ideia é criar um cinturão verde em volta dos nossos aviários e trazer um microclima mais agradável às aves”.

Equipe de Governo realiza visita à Granja Carijó para acompanhar modelo de trabalho. Foto: Alexandre Noronha/Sema

A contrapartida da Sema é o apoio técnico e o fornecimento de mudas. “Quando a gente tem um negócio estabelecido como esse da granja, que tem a preocupação socioambiental, isso precisa ser entendido e servir de modelo para os demais negócios do estado”, disse Julie Messias, titular da pasta.

O Estado tem ainda apoiado o setor com incentivos fiscais. O imposto, que antes era de 5% sobre a comercialização de frangos e derivados, hoje, é praticamente zero: 0,01%.

“Não tem como você estar na Amazônia e estabelecer um negócio sem responsabilidade ambiental. O Selo Amazônia certifica as empresas que respeitam o limite da integridade ambiental e agrega valor aos produtos. A visão do meio ambiente como uma pasta transversal do governo e que também pode ajudar a fomentar negócios é estratégica. Nós vamos visitar empresas do estado, conhecer que medidas estão sendo adotadas com esse compromisso e apoiar no que for necessário”, explica Julie.

Granja Carijó

A empresa familiar foi fundada em 1981, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, pelo empresário Luiz Helosman. Hoje, a Granja Carijó está localizada na Vila Pia, BR-317, no município de Senador Guiomard.

Em 2013, com o isolamento do Acre por conta da cheia do Rio Madeira, houve a oportunidade de conquistar o mercado de Rio Branco.

Mais de 150 pessoas estão diretamente envolvidas na produção, que atende todo o Acre e o sul do Amazonas. Foto: Alexandre Noronha/Sema

A unidade tem quase 480 mil aves e uma produção média diária de aproximadamente 190 mil ovos. A previsão é chegar a 350 mil em março de 2024, com a conclusão de mais dois aviários. No total serão sete.

Certificada pelo Serviço de Inspeção Federal (SIP) do Ministério da Agricultura, todo o processo de produção é automatizado e segue um rigoroso controle sanitário. Atendendo todo o Acre e o sul do Amazonas, mais de 150 pessoas estão diretamente envolvidas na produção.

“Além do incentivo fiscal, o apoio do governo para produção de milho, soja e agronegócio em geral reduz o custo com insumos; a empresa passa a ter mais escala e competitividade e a gente tem mais segurança para ampliar o nosso negócio, cada vez mais sustentável”, observa o empresário.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464