“Esse projeto apresenta conscientização sobre os gastos e pode ajudar muito na forma de pensarmos na economia e na forma como gastarmos nossos recursos”, disse o aluno João Hiago, da Escola José Ribamar Batista (Ejorb), localizada na Baixada da Sobral, em Rio Branco, onde foi realizado nesta terça-feira, 9, o lançamento da campanha Escola Consciente, desenvolvida pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict).
O órgão de defesa do consumidor no Acre acredita que a educação escolar, os professores e gestores possuem um papel fundamental na luta pela preservação do meio ambiente e pela construção de uma consciência mais ecológica e sustentável das pessoas.
Com o programa, três projetos apresentados pelos alunos serão selecionados para disputar, em votação pelas redes sociais, a melhor proposta para incentivar a reflexão sobre a história das trocas e do comércio, o uso do dinheiro e do trabalho como forma de obtenção de capital, as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores, o consumismo e o papel da publicidade nas práticas de consumo.
“Lidamos com as consequências dos maus hábitos da nossa geração, então, aprofundar conhecimentos de sustentabilidade e consumo consciente logo cedo terá grande influência na sociedade do futuro”, destacou Sérgio Henrique Garcia, chefe da Divisão de Educação para o Consumo do Procon.
Para o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, a indústria já vem fazendo a sua parte, por intermédio de critérios de compras e cadastro de fornecedores, selecionando produtos e serviços que causem menos impactos ambientais para as comunidades. “O consumo consciente precisa contar com a colaboração direta da sociedade para a construção de um mundo mais sustentável e melhor”, observou.
Ainda em outubro, a abertura nas redes sociais para votação do melhor projeto será realizada a partir do dia 20 e a premiação será no dia 25. Inovação, criatividade e documentação estão entre os principais critérios de escolha.