Já se encontram disponíveis na rede social do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) os três projetos finalistas da campanha Escola Consciente promovida em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict) na Escola José Ribamar Batista (Ejorb) desde o último dia 10.
A campanha vai premiar a melhor proposta para incentivar a reflexão sobre a história das trocas e do comércio, o uso do dinheiro e do trabalho como forma de obtenção de capital, as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores, o consumismo e o papel da publicidade nas práticas de consumo.
A aluna Clara Figueiras Martins, do 2° B do ensino médio, foi selecionada com o projeto que desenvolveu uma peça de roupa com retalhos velhos e tecidos que seriam descartados. No acabamento, ela utilizou tinta guache com a pintura do famoso quadro de Van Gogh, Noite Estrelada, uma tentativa de expressar um estado de choque.
Os alunos Marcos Henrique Lopes dos Santos, do 2° E, e João Yago Nascimento de Oliveira, do 2° B, desenvolveram uma pintura com um pedaço de papelão e tintas guache. A pintura retrata a valorização da cultura étnico-racial trabalhada em sala de aula nas matérias de Sociologia e Projeto de Vida.
O terceiro trabalho selecionado, da aluna Hilary Natasha da Silva Souza, do 2° ano B, apresenta uma bolsa metálica feita com lacres de lata de refrigerante. Para dar acabamento, Natasha usou crochê e correntes de outros objetos sustentáveis. Inovação, criatividade e documentação estão entre os principais critérios de escolha dos finalistas pela comissão organizadora.
A votação da melhor proposta pela rede social do Procon-AC foi aberta no final da tarde desta sexta-feira, 20, e se estende até as 10h da segunda-feira, 23. O projeto que tiver melhor engajamento pelas redes sociais será escolhido o vencedor da campanha.
A premiação será aberta ao público e acontecerá a partir das 14h da segunda-feira, 23, no auditório da Ejorb, localizada na Baixada da Sobral, em Rio Branco.
Acesse aqui e ajude a escolher o melhor projeto da Escola Sustentável.