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A força dos trabalhadores que se dedicam ao serviço público acreano – Noticias do Acre
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Dia do Servidor Público

A força dos trabalhadores que se dedicam ao serviço público acreano

Com a colaboração de Ingrid Andrade

Todos os dias, milhares de homens e mulheres saem de suas casas com a nobre missão de servir a população acreana. Seja nos centros urbanos ou nos mais distantes rincões da floresta, os trabalhadores do governo do Estado são responsáveis por garantir serviços básicos e, principalmente, contribuir diretamente com o desenvolvimento do Acre e a construção de uma sociedade cada vez mais justa e com oportunidades para todos.

Seja a professora que se dedica a ensinar seus alunos, a enfermeira com todos os cuidados aos pacientes internados nos hospitais da rede pública ou o policial incumbido da árdua tarefa de salvaguardar as famílias, os servidores públicos estaduais estão presentes nos 22 munícipios, fazendo a diferença em seus ambientes de trabalho.

Todos os dias, milhares de servidores públicos acreanos se dedicam a prestar o melhor atendimento à população. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Neste 28 de outubro, Dia do Servidor Público, a Agência de Notícias do Acre presta homenagem a estes profissionais, conta a história de três deles e mostra os esforços do governo quanto às políticas de valorização e os investimentos realizados nos últimos anos, que asseguraram muitos avanços na carreira e melhorias importantes nas condições de trabalho.

Compromisso e respeito com os servidores públicos

O respeito com o servidores públicos é uma marca da atual gestão estadual. Ao assumir o governo do Estado, em janeiro de 2019, o governador Gladson Cameli se deparou com um grande desafio: pagar o décimo terceiro salário do ano anterior que estava atrasado.

Gestão do governador Gladson Cameli está sendo marcada pelo respeito e compromisso com os trabalhadores do Estado. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Foi um começo de governo muito difícil. O Acre passava por grandes dificuldades e, naquele momento, precisávamos reagir. Com muito trabalho e determinação, conseguimos dialogar e montar um calendário de pagamento. Graças a Deus, todos os nossos compromissos financeiros foram honrados com os servidores”, relembra o chefe do Poder Executivo.

Com austeridade e organização das contas públicas, tornou-se comum a antecipação salarial do funcionalismo público, bem como da primeira parcela do décimo terceiro, garantindo mais confiança para o trabalhador, que tem a certeza de poder honrar seus compromissos, e aquecer a economia local.

Governo do Acre possui 56,7 mil servidores públicos em atividade, aposentados e pensionistas. Foto: Neto Lucena/Secom

Somente neste mês de outubro, o Estado colocará em circulação mais de R$ 363 milhões, que serão repassados para cerca de 56,7 mil servidores em atividade, aposentados e pensionistas.

Enquanto muitos estados brasileiros enfrentam dificuldades econômicas com a folha de pagamento, no Acre a realidade é outra. Desde junho deste ano, os vencimentos estão sendo repassados com aumento de 5,08%. Até 2026, o acréscimo total será de 20,32%.

Governador Gladson Cameli sempre demonstrou admiração pelos servidores públicos estaduais. Foto: Diego Gurgel/Secom

Nesta mesma oportunidade, uma injustiça histórica foi corrigida para sempre. Cerca de dois mil profissionais do Estado, que durante décadas ganharam abaixo do salário mínimo, passaram a receber o valor em vigência somado ao aumento concedido pelo governo.

Contratações históricas, valorização profissional e novos concursos públicos

Com o objetivo de reestruturar as forças policiais, reforçar o efetivo e combater com firmeza a criminalidade, o governo acreano convocou aproximadamente dois mil novos servidores para a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Socioeducativo.

“Assumimos o compromisso de chamar todos os aprovados no cadastro de reserva do concurso da PM e cumprimos com a nossa palavra. Além disso, realizamos novos concursos para que as nossas polícias sejam fortalecidas e protejam cada vez mais a população”, enfatizou Gladson.

Pela primeira vez, governo do Estado realizou concurso público para contratação de servidores efetivos do Instituto Socioeducativo (ISE). Foto: Marcos Vicentti/Secom

Ainda na área da segurança pública, os concursos do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e da Polícia Militar estão em andamento.

Na Saúde, o governo realizou um dos maiores certames da história, que contemplou o chamamento de novos profissionais para todas as regionais do estado. Durante a pandemia de covid-19, os trabalhadores da linha de frente receberam auxílio financeiro extra em reconhecimento aos esforços no enfrentamento à doença. O mesmo benefício também foi concedido aos agentes das forças policiais.

Na Educação, a gestão avançou na contratação de mais de 1,2 mil professores efetivos e zerou o cadastro de reserva do concurso público realizado em 2018. Aos mestres da rede estadual, o governo garantiu, ainda, a compra de notebooks e o pagamento mensal de pacotes de internet.

A atual administração também foi responsável pela implementação do novo piso salarial e o pagamento do maior abono salarial aos docentes e demais trabalhadores da área educacional.

Na Educação, governo empossou novos professores do quadro efetivo. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Conseguimos avançar muito nos últimos anos. Todos os investimentos feitos em benefício dos nossos servidores são fundamentais para que o ensino público acreano melhore cada vez mais”, comenta Aberson Carvalho, secretário estadual de Educação, Cultura e Esportes.

Para que os trabalhadores desempenhem suas funções com excelência, o governo tem reformado prédios públicos, adquirido novos e modernos equipamentos, veículos e apostado na qualificação dos servidores. “O Estado vem somando esforços para que os seus profissionais trabalhem em condições dignas e se capacitem, visando sempre atender à população da melhor maneira possível”, pontuou o secretário de Estado de Administração, Paulo Roberto Correia.

Vidas alheias e riquezas salvar

O Corpo de Bombeiros é uma instituição que tem como objetivo principal salvar vidas e proteger a população em casos de emergência. Os servidores que compõem essa corporação são verdadeiros heróis, que arriscam suas vidas diariamente para proteger a sociedade. Entre esses servidores, encontra-se o sargento Jorgeano Cândido da Conceição, que atua na área de busca de pessoas afogadas e é um exemplo de superação.

“Sou Jorgeano Cândido da Conceição, 29 anos, sou bombeiro militar, sargento. Dentro do Corpo de Bombeiros atuo na área de busca de pessoas afogadas, com muito orgulho”.

Sargento Jorgeano Cândido da Conceição, 10 anos de serviço. Foto: Diego Gurgel/Secom

A busca de pessoas afogadas é uma das atividades mais complexas da profissão de bombeiro, exigindo muito treinamento, preparo físico e emocional. O sargento Jorgeano mergulha em rios e lagos para encontrar pessoas que se afogaram, colocando sua vida em risco para salvar outras vidas. Há um ano, em uma de suas atribuições, o sargento se acidentou gravemente.

Após sofrer uma queda de uma  árvore que resultou em um traumatismo craniano, o sargento Jorgeano passou por um longo processo de recuperação, incluindo fisioterapia e fortalecimento muscular.

“Durante um serviço que eu estava fazendo na sede do Corpo de Bombeiros eu sofri uma queda de uma árvore, da altura de aproximadamente nove metros, e nessa queda eu sofri um traumatismo craniano. Como consequência, fiquei internado por 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro e, depois, 15 dias em um leito. Graças a Deus consegui voltar à vida normal”, contou.

A recuperação de traumatismo craniano pode durar de meses a anos, dependendo da complexidade da lesão. A reabilitação pode torná-la mais rápida e completa. Lesões mais graves requerem cirurgia, internação em UTI e, em alguns casos, coma induzido. A mortalidade pode ser superior a 50% em casos graves.

A história do Sargento Jorgeano é um exemplo de determinação e superação. Mesmo após sofrer um acidente grave, não desistiu e continuou a trabalhar com excelência e dedicação.

Sua superação se baseou no seu esforço de voltar a trabalhar e na sua família que o incentivou, dando esperança. “Devido às lesões, tive que fazer fisioterapia por um longo período e foi uma volta realmente muito lenta. Mas com o apoio da família, da minha esposa, da minha filha, graças a Deus, eu consegui me recuperar. Foi uma luta muito árdua. Passei um ano fazendo fisioterapia três vezes por semana e, aos poucos, fui voltando para a minha forma física. Fui para a academia fazer fortalecimento dos ombros. Voltei para o trabalho só quando concluí todo o processo de tratamento, voltando a atender todas as ocorrências na área de mergulho, incêndios, e as demais atribuições de um bombeiro militar. Finalmente, voltando para a minha missão de vida, que é ajudar a população como servidor público”, relatou.

O sargento Jorgeano é um exemplo de como a determinação e a coragem podem fazer a diferença na vida das pessoas. Sua história inspira muitos a nunca desistir de seus objetivos e a valorizar ainda mais a profissão de bombeiro militar.

Assista o relato do sargento Jorgeano Cândido da Conceição:

https://youtu.be/qidpdldkUGw?si=d_cw33n0JxvUp6Fh

As servidoras que há mais de três décadas se dedicam à Educação acreana

O exemplo de superação e dedicação do sargento Jorgeano Cândido da Conceição é uma inspiração para muitos. Além dele, há outros servidores públicos no Estado do Acre que também merecem destaque pelo seu compromisso e dedicação em suas áreas de atuação, como as servidoras  Maria Iracema de Lima e Maria das Graças Sobreira da Silva, figuras importantes na Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes (SEE).

Maria Iracema de Lima é uma servidora que tem dedicado sua vida ao serviço público. Com 35 anos de trabalho, ela é uma figura importante na Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), onde começou a trabalhar em 1989. Iracema passou anos no prédio antigo da SEE, que ficava no Colégio de Aplicação, no centro da cidade. Depois, trabalhou por alguns anos no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), mas seus amigos servidores pediram por sua volta e ela conseguiu retornar à secretaria em que iniciou sua trajetória profissional.

Maria Iracema de Lima, 35 anos de serviço, trabalhando no cargo de Apoio Administrativo Nível I. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Aos 61 anos de idade, Iracema tem muito carinho pela gestão do Estado e vê na SEE o presente e o futuro do Acre. Ela conta que: “Trabalhar na secretaria é maravilhoso. Adoro as pessoas. Todos são meus amigos, respeito todo mundo, todo mundo me respeita, além de sentir que sou importante para o funcionamento de tudo”.

Como servidora pública, acredita que o  respeito mútuo e a responsabilidade são fundamentais para um bom trabalho: “Ser servidora pública é ter responsabilidade, respeitar todo mundo, não faltar, respeitar seus superiores e entender que todos possuem funções importantes que fazem tudo andar em um órgão. O respeito é uma virtude essencial para o servidor, que nos leva a valorizar e considerar os outros, independentemente de suas diferenças, porque o importante é ajudar o outro, servir”.

Maria Iracema de Lima é muito grata por ser servidora pública do Estado do Acre e pretende se aposentar na SEE, onde tem tantas lembranças e amizades. Seu exemplo de dedicação e comprometimento é inspirador para todos que trabalham na gestão pública e demonstra como é possível fazer a diferença na vida das pessoas por meio de um trabalho bem-feito e com muito amor.

Outra servidora pública de destaque é Maria das Graças Sobreira da Silva, que acredita que servir ao público é se colocar no lugar do outro.

Servidora Maria das Graças Sobreira da Silva, 34 anos de serviço público. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Maria das Graças Sobreira da Silva é um exemplo inspirador de dedicação e compromisso como servidora pública do Estado do Acre. Sua trajetória na SEE é marcada por uma história de perseverança e superação.

Ao longo de 34 anos trabalhando na secretaria, Maria das Graças passou por diversas etapas até chegar ao cargo que exerce atualmente, no setor de Plano de Carreira, Cargos e Remuneração (PCCR). Sua jornada começou em 1989, quando teve a oportunidade de trabalhar como colaboradora. Em 2006, ela foi admitida em um cargo técnico, após passar em um concurso oferecido pelo governo da época.

Maria conta como tudo começou: “Em 2005, o governo da época ofereceu um curso técnico para pessoal de apoio, que eu fiz em um ano, saindo do serviço cansada e seguindo para a escola. Esse curso possibilitou que eu passasse no concurso para o cargo de técnico na SEE, e hoje estou como chefe do setor de Plano de Carreira, Cargos e Remuneração (PCCR).

Com muita responsabilidade e dedicação, Maria se tornou uma servidora pública exemplar, que cumpre suas responsabilidades com carinho e empatia. Para ela, ser servidor público é atender às pessoas se colocando no lugar delas.

Maria é uma das pontes entre a secretaria e a escola, para ajudar professores e servidores de apoio a resolverem seus problemas. “Cumpro as minhas responsabilidades como servidora pública com muito carinho, porque ser servidor é olhar para o outro como se fosse você, atendendo as pessoas se colocando no lugar delas. A educação é isso, é você se colocar no lugar do outro. Nós somos a ponta que chega lá na escola quando atendemos um professor ou um servidor de apoio que vem à procura da secretaria para resolver um problema. Ser servidor público é ser empático com o problema do outro”.

Aos 57 anos, ela se sente realizada por nunca ter recebido uma penalidade ou respondido a um processo administrativo durante sua carreira como servidora pública. “Na minha trajetória dentro da secretaria, entrou governo e saiu governo e eu sempre fiz meu trabalho com muita responsabilidade. Ainda ontem eu conversei com uma amiga e disse: olha, por 34 anos nunca peguei uma penalidade, nem respondi a processo administrativo. Então, eu me sinto uma funcionária feliz. Estou ‘pendurando a chuteira’ para me aposentar, mas me sentindo feliz”.

Sua história é um exemplo de como a educação é fundamental para desenvolver um senso de empatia e responsabilidade com o outro.

As histórias desses servidores públicos são exemplos de como determinação e responsabilidade são fundamentais para desenvolver um senso de empatia com o outro, fazendo a diferença na vida das pessoas por meio de um trabalho bem-feito,  valorizando e demonstrando compromisso com os mais de 56 mil servidores acreanos ativos e inativos.


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