Foi uma manhã de muita alegria para as crianças que são acompanhadas pela equipe multiprofissional que faz parte da Oficina Ortopédica de Rio Branco, com o ato de entrega de 22 órteses, feita pelo governo do Estado, por meio da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre). O material ortopédico atendeu ao público infantil, sendo crianças de três a doze anos que já estavam cadastradas, e foi entregue nesta quarta-feira, 8, nas dependência da Oficina Ortopédica de Rio Branco.
“Essa entrega faz parte das ações em saúde que governo do Acre vem promovendo, com a finalidade de proporcionar melhorias e saúde de qualidade àqueles que precisam desse tipo de assistência, hoje nossa entrega esteve voltada para esse público tão importante que são nossas crianças”, destaca a responsável pela Oficina Ortopédica, Wanderléia Souza.
A Oficina Ortopédica de Rio Branco atua na assistência à população com a produção de produtos ortopédicos há 37 anos, mais de dois mil pacientes encontram-se cadastrados na Oficina e vêm sendo assistidos pelo serviço. A equipe é composta por fisioterapeutas, médico ortopedista, técnicos de próteses, órtese e órtese plantar.
Órteses são aparelhos de uso provisório e permanente que permitem alinhar, corrigir ou regular uma parte do corpo. Auxiliam nas funções de um membro, órgão ou tecido para evitar deformidade e compensar insuficiências funcionais que foram causadas por acidentes ou problemas de saúde.
“Essas órteses são necessárias para auxiliar a evolução dessas crianças para levar a vida delas para normalidade, com mais qualidade de vida”, enfatiza a fisioterapeuta e responsável técnica da Oficina, Thais Blaya.
“Desde os dois anos de idade que minha filha faz o acompanhamento de órtese aqui na Oficina Ortopédica. O atendimento é muito bom, ela já aguardava há um bom tempo por esse material e hoje é um dia de alegria para nós”, comemora a Francisleide da Silva, mãe da paciente Isabelly Victoria de dez anos.
“Esse serviço é muito importante para a sociedade, não tenho como pagar esse produto para minha filha, e ter esse apoio do governo é muito bom. Estou gostando da assistência”, relata Maria do Carmo da Conceição, mãe da paciente Yasmim da Silva, de oito anos.
“Essa órtese vai me ajudar a andar, estou muito feliz nesse momento”, comenta a paciente Yasmim da Silva, após receber o material ortopédico.