A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Núcleo Estadual de Saúde do Homem, deu início nesta semana a uma rodada de palestras sobre a saúde do homem, em atenção ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata e da saúde integral do homem.
A primeira palestra foi realizada no auditório do Memorial dos Autonomistas na terça-feira, 7, para mais de 60 servidores do Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre). Já nesta quarta-feira, 8, foi a vez de homens do Hospital Santa Juliana aprenderem mais sobre “A Importância da Paternidade e Cuidado para a família e comunidade”.
Jhonata Paiva, coordenador do Núcleo Estadual de Saúde do Homem da Sesacre, foi um dos palestrantes.
“É uma oportunidade que a Sesacre está trazendo para sensibilizar a população masculina sobre os cuidados à saúde integral do homem. Neste sentido, estamos desenvolvendo diversas atividades durante todo o mês e essas palestras fazem parte dessa programação que inclui também a oferta de serviços como atualização da carteira de vacina, testes rápidos, exames laboratoriais, atendimentos em psicologia”, declarou Paiva.
A programação do Novembro Azul continua durante todo o mês, todavia, embora as ações alusivas à data tenham começado já em outubro, com atividades diversas, o lançamento oficial ocorrerá apenas nesta quinta-feira, 9, a partir das 9h, no auditório do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).
No local, cujo público alvo da ação é composto por servidores e também o público em geral, haverá a oferta de testes rápidos, atualização vacinal, exame de PSA (utilizado principalmente para rastrear o câncer de próstata) e fator Rh (exame que indica se o sangue é positivo ou negativo).
Ainda na quinta-feira, uma roda de conversa sobre a saúde do homem será realizada a partir das 10h. Os homens presentes também poderão fazer sessões de auriculoterapia.
No próximo dia 13, a partir das 8h, uma nova palestra será realizada no auditório da faculdade Estácio Unimeta, em Rio Branco, tendo como público-alvo os bombeiros militares.
Os temas serão: A importância do autocuidado e cuidado integral à saúde do homem, ministrada pelo enfermeiro Jhonata Paiva, mestre em ciências da saúde (Ufac) e coordenador do Núcleo Estadual de Saúde do Homem da Sesacre; Paternidade e cuidado, com a enfermeira Marília Araújo, referência técnica do Núcleo Estadual de Saúde da Mulher (Sesacre); e a última, sobre o Dia Mundial do Diabetes, com a enfermeira nefrologista Mayra Wolter, chefe do Núcleo de Prevenção de Doenças Crônicas, também da Sesacre.
Veja a programação completa aqui.