Com reforço das ações das forças integradas de segurança pública, o Acre reduziu os números de ocorrências relacionadas a crimes contra o patrimônio nos dez primeiros meses de 2023, em comparação ao mesmo período do ano de 2022. De janeiro a outubro deste ano houve uma diminuição de 14,56% em roubos e 8,74% em crimes de furto.
Os números fazem parte da base de estudos catalogados pela Diretoria de Inteligência e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Segundo avaliação do secretário da pasta, coronel José Américo Gaia, a tendência é manter os índices em queda, com as constantes ações de Segurança Pública.
“Os órgãos que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública têm reforçado o policiamento diário nas regiões da capital e também no interior. A tendência é que os números permaneçam em baixa, com a intensificação das ações de fiscalização em locais onde há maior incidência desses crimes contra o patrimônio”, destaca.
Dos 22 munícipios acreanos, 15 tiveram redução no número de roubos em relação ao ano de 2022. Outro fator em destaque é que em três municípios não houve registro de roubos em 2023: Jordão, Marechal Thaumaturgo e Santa Rosa do Purus.
As forças de segurança têm atuado em conjunto, unindo esforços e ajudando no combate ao crime em todo o estado. A população também pode ajudar, fazendo denúncias pelo canal 181, em que é garantido resguardar a fonte e manter o sigilo das informações.