O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), e o Programa REM-KFW, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC), estará apoiando com ajuda de custo artesãos acreanos que irão participar do 16º Salão de Artesanato Raízes Brasileiras, de 15 a 19 de novembro, na Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping, em Brasília.
O evento, realizado anualmente, é considerado um dos mais importantes do segmento no país. Reúne artesãos de todos os estados, permitindo oportunidades de negócios, vendas futuras e troca de experiências, além da oferta de palestras e oficinas sobre técnicas e matérias-primas para o artesanato.
O estande do Acre na exposição terá a participação de nove artesãos, que foram selecionados por meio de edital público e receberão ajuda de custo para deslocamento com diárias para cada dia de evento no valor de R$ 322,90. Os artesãos selecionados são: Maqueson Pereira, Kléder da Silva, Márcia de Lima, José de Araújo, Socorro Tavares, Socorro Souza, Francisca Claudino, Maria Barroso e Maria José Araújo, que estarão expondo desde biojoias até calçados, passando por artigos de decoração, cestarias, bolsas e marchetaria.
A diretora de Empreendedorismo da Sete, Bianca Marques, explica que os artesãos do Acre foram selecionados por meio de edital por chamamento público.
“Os eventos nacionais são oportunidades incríveis para a troca de conhecimento e divulgação do trabalho. O artesanato acreano é valorizado em todas as feiras de que participa, conta um pouco da nossa história e merece ser divulgado”, diz.