A campanha Pelo Direito de Respirar Ar Puro, realizada pela Iniciativa Inter-Religiosa pelas Florestas Tropicais (IRI Brasil), em parceria com o governo do Estado, teve início no Acre em setembro e posteriormente foi expandida para os demais estados da Amazônia, com o objetivo de conscientizar a população e as autoridades públicas a respeito dos problemas de saúde relacionados às queimadas, à destruição das florestas e à seca.
A campanha foi realizada em duas fases, a primeira abordando representantes de denominações religiosas e de entidades socioambientais que integram a rede de parceiros da IRI, distribuindo guias de orientação customizados para públicos católicos, evangélicos, comunidades ayhuasqueiras, espíritas e de matriz africana, além de um kit de cards com mensagens para divulgação nas redes sociais.
Agora a campanha busca alcançar a população em geral, por meio de veiculação de mensagens nas rádios Aldeia FM e Difusora AM.
As rádios irão receber oito spots de 45 segundos cada, abordando os temas da campanha. As mensagens serão veiculadas até dezembro, para alcançar o máximo de pessoas possível.
“Não podemos ficar de braços cruzados só olhando ou assistindo a agonia que o planeta sofre. Enfrentamos centenas de hospitalizações por conta do ar que respiramos. Isso precisa mudar. Nossas atitudes com o meio ambiente podem fazer toda diferença. Façamos a nossa parte, cada um de nós”, ressaltou o diretor da Rádio Aldeia FM, Floriano Oliveira.
“As queimadas e a seca são dois problemas graves que impactam a vida de milhões de pessoas na Região Norte do Brasil. Acreditamos que a conscientização e o envolvimento da população e das instituições públicas é essencial para enfrentar esses problemas”, afirma Carlos Vicente, coordenador Nacional da IRI Brasil.
No Acre, o governo estadual decretou situação de emergência em todos os municípios devido ao período de estiagem prolongada e criou um comitê para acompanhar a situação. A Defesa Civil da capital continua com a Operação Estiagem, que busca levar abastecimento para 27 comunidades nas zonas rural e urbana.