Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
No Dia do Rio, governo do Acre reforça ações e alerta população quanto à importância dos mananciais – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
água é vida

No Dia do Rio, governo do Acre reforça ações e alerta população quanto à importância dos mananciais

Alertar sobre a preservação da água, conservação dos rios e proteção dos recursos que os mananciais trazem à população é o objetivo da celebração de 24 de novembro, Dia do Rio.

Cuidar desse bem tão precioso é muito importante, pois é dos rios, da água, que depende a sobrevivência dos seres humanos e demais espécies. E é isso que o governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), faz com a elaboração e execução de políticas públicas que têm como objetivo aprimorar a gestão desse recurso primordial.

Os povos da floresta têm costumes, conexão com a natureza e, principalmente, com os rios, e são também guardiões desse recurso natural. E é com a ajuda deles que o restante da população aprende a conservar e o governo atua em conjunto na construção de políticas públicas.

Celebrado nesta sexta-feira, 24, o Dia do Rio visa alertar a população sobre a preservação da água, conservação dos rios e proteção desse recurso primordial. Foto: Alexandre Cruz- Noronha/Sema

Entre os principais mananciais do estado estão os rios Acre, Juruá, Gregório, Liberdade, Tarauacá e Envira, que têm fundamental importância no cotidiano da população, pois é a principal via de transporte, tanto de pessoas como de carga, além de fornecer alimentação a grande parte da população e animais.

A Sema é o órgão gestor da Política Estadual de Recursos Hídricos, sendo responsável pela elaboração, coordenação e implementação dessa política. Uma das atividades coordenadas pela pasta é o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PLERH), que tem como objetivo o planejamento do uso da água, a definição das prioridades, ações e projetos, visando conciliar o uso à conservação do meio ambiente.

Para atualizar o PLERH, o governo conta com apoio da população e está realizando oficinas nos municípios, para saber a situação atual dos recursos hídricos. Dos 22 municípios, as oficinas já percorreram 19.

A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, explica que o Estado, sob o comando do governador Gladson Cameli, não tem medido esforços para conservar e cuidar desse importante recurso natural, os rios, em especial neste período de seca extrema.

“Precisamos trabalhar em conjunto com a população, no sentido de conscientizar todos sobre a importância dos nossos rios e recursos hídricos. Estamos passando por um período de escassez de água, em que a união da sociedade, dos órgãos, é necessária, mas com o suporte de todos. Durante o ano, realizamos diversas ações, como mutirões de limpeza do Rio Acre, e, recentemente, assinamos o Pacto pela Governança da Água, com a Agência Nacional de Águas [ANA]”, afirma.

Em parceria com o Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), a Sema realizou, em junho, o 4º Encontro Técnico da Amazônia Legal Brasileira sobre Gestão de Recursos Hídricos. A reunião contou com a participação de gestores e técnicos do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Representando o Acre, servidores da Sema e do Imac participaram do 25º Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), no Rio Grande do Norte. Foto: Arquivo Sema

A Sema e o Imac também estiveram presentes no 25º Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), realizado em agosto, no Rio Grande do Norte.

O encontro discutiu compromissos e responsabilidades dos entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), visando à otimização das ações de preservação da qualidade e quantidade das águas do Brasil e estabelecer elos entre a boa gestão dos recursos hídricos na recuperação e preservação da saúde das populações.

Pacto pela Governança da Água

O Acre aderiu, de forma voluntária, ao Pacto pela Governança da Água, instituído por resolução da Agência Nacional de Águas (ANA). O termo foi assinado pelo governador Gladson Cameli em setembro, e a assinatura oficial, com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), deu-se neste mês, no Amazonas.

Em âmbito estadual, a implementação do Pacto pela Governança da Água é coordenado pela Sema, em parceria com o Imac. Com a assinatura do pacto, o Estado assume compromissos, além de se unir a órgãos estaduais e federais, para fortalecer as ações estratégicas na gestão das águas.

Seca extrema

Assim como em outros estados da Amazônia Legal, o Acre enfrenta um longo período de seca extrema por conta do El Niño, que tem provocado alterações nos padrões de circulação atmosférica, ventos, transporte de umidade, temperatura e chuvas. Para esse enfrentamento, foi montado o Comitê de Enfrentamento à Seca Prolongada, que reúne diversos órgãos para definir a tomada de decisões e ações para amenizar os impactos à população.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo governo, por meio do comitê, está o mutirão de limpeza às margens do Rio Acre, denominado Limpa Rio Acre.

A atividade é coordenada pela Secretaria de Governo (Segov), com orientação técnica da Sema, Defesa Civil Estadual, Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) e Serviço de Água e Esgoto (Saneacre). A ação já retirou mais de 200 toneladas de lixo na região em que o Rio Acre percorre ao lado do bairro Base, na capital, e deve seguir este ano e em 2024.

Entre as ações desenvolvidas para enfrentar a seca extrema está o mutirão de limpeza às margens do Rio Acre, denominado Limpa Rio Acre. Foto: Odair Leal/Sesacre

Uso consciente da água

A água é indispensável à vida e às atividades dos seres humanos. Para que esse recurso tão precioso não falte, é preciso saber usá-la de forma consciente.

Na região amazônica, os rios são como estradas, utilizados como meio de transporte para mobilidade, escoamento de produção e desenvolvimento econômico.

Os rios servem como fonte de vida para seres humanos, animais e vegetais e também são usados para atividades de lazer, esportes e turismo. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

A água que vem dos rios é a principal fonte de geração de energia elétrica; além disso, também é usada para esporte, lazer, turismo e nas diversas atividades de consumo doméstico, como na higiene pessoal, lavar louça e roupa, fazer comida e matar a sede.

O governo do Acre vem atuando para a conservação dos rios, da água, com implementação de ações educativas no sentido de coibir práticas que possam poluir os mananciais.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464