A Secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefaz) participou, em Teresina (PI), de reunião do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ). Em sua 85ª edição, o evento teve a intenção de fortalecer e aprimorar a gestão de pessoas das administrações fazendárias, além de proporcionar o intercâmbio de experiências, soluções e sistemas da gestão.
Durante o encontro, que teve início na terça-feira, 28, e se encerrou nesta quinta, 30, a Sefaz foi representada pelas servidoras Eliana Valente (Administração e Finanças), Fernanda Miranda (Gestão de Pessoas) e Eucinete Ferreira (Humanização).
“Participar do GDFAZ é uma oportunidade única de conhecer as políticas e êxitos em Gestão de Pessoas em todo o país, de forma a auxiliar os demais estados”, disse Miranda.
O Teletrabalho foi o tema principal da reunião, que ganhou destaque com o advento da pandemia de covid-19. Também foram abordadas questões como políticas de gestão de pessoas; panorama do regime de previdência própria e complementar; e manual de elaboração de Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), entre outras.
O presidente do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev), Allex Albert Rodrigues, que também compõe a diretoria do Ministério da Previdência Social, foi um dos palestrantes do evento.
Na ocasião, foram realizados grupos de trabalho (GT) para discutir temas relacionados ao desenvolvimento de pessoas, inovação em gestão de pessoas; capacitação, diagnóstico institucional e comunicação.
GDFAZ
O GDFAZ foi criado em 1996, a partir de um convênio entre o Ministério da Fazenda e as secretarias da fazenda dos estados. A intenção foi de aprimorar e fortalecer o papel estratégico da gestão de pessoas nas unidades da Federação e fomentar o compartilhamento de boas práticas que contribuam para gerar melhores resultados no desenvolvimento e gestão de pessoas.
É composto por servidores de todas as administrações fazendárias dos estados brasileiros, responsáveis pelas políticas de gestão de pessoas. O grupo mantém reuniões periódicas, presenciais e a distância, com a finalidade de compartilhar experiências, discutir tendências e buscar soluções práticas.
O grupo integra os grupos de trabalho do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz).