A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Núcleo Pacificar, está prestes a realizar um marco na promoção da paz social com a 2ª Semana de Conciliações, agendada para ocorrer entre os dias 4 e 8 de dezembro. O evento será realizado nas sedes das delegacias que aderiram ao Pacificar, das 8h às 12h, consolidando-se como o maior evento de conciliações já realizado pela Instituição.
“O Pacificar, uma iniciativa inovadora, tem como objetivo principal prevenir a escalada de conflitos cotidianos, evitando que questões menores se transformem em processos judiciais demorados e onerosos. Ao oferecer uma alternativa eficaz e ágil para a resolução de litígios, a PCAC busca fortalecer os laços com a comunidade e proporcionar uma justiça mais acessível”, informou o delegado-geral de Polícia Civil, Henrique Maciel.
De acordo com o coordenador do Pacificar, Paulo Carpegiane, durante a semana, as delegacias participantes estarão dedicadas à resolução de conflitos, proporcionando um espaço para a conciliação entre as partes envolvidas. “Essa abordagem inovadora não apenas alivia a carga do sistema judiciário, mas também fortalece o papel da polícia como agente facilitador da paz na comunidade”, explicou.
A “2ª Semana de Conciliações” representa um passo significativo na construção de uma abordagem mais holística para a resolução de conflitos, destacando o compromisso da Polícia Civil do Acre em criar uma sociedade mais justa e harmoniosa.
O evento pioneiro ocorrerá em 15 cidades do Acre, veja quais municípios irão participar:
– Cruzeiro do Sul
– Porto Walter
– Manuel Urbano
– Sena Madureira
– Bujari
– Primeiro Regional de Rio Branco
– Segunda Regional de Rio Branco
– Terceira Regional de Rio Branco
– Delegacia do Tucumã
– Porto Acre
– Senador Guiomar
– Plácido de Castro
– Vila Campinas – Plácido de Castro
– Capixaba
– Xapuri