Em parceria com as prefeituras de Feijó e Tarauacá, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), promoveu na sexta-feira, 1º, e sábado, 2, a 12ª Edição do Programa Saúde Itinerante Especializado Multidisciplinar em Neuropediatria, na região do Juruá, Tarauacá-Envira. Os atendimentos foram realizados na Escola de Ensino Fundamental Imaculada Conceição, em Feijó.
A ação visa à redução de filas de espera no Sistema de Regulação Estadual com interface municipal para investigar transtornos globais do desenvolvimento. O evento contou com o apoio da secretária adjunta de Atenção à Saúde da Sesacre, Ana Cristina Moraes; do promotor de Justiça do Ministério Público do Acre, Ocimar Sales Júnior; e o secretário municipal de Saúde de Feijó, Eronildo de Sousa.
Durante os dois dias, foram oferecidos diversos serviços especializados, totalizando 488 atendimentos. Entre eles consultas especializadas em Neuropediatria e Pediatria, sessões de terapias (fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia), orientações aos pais com a realização da Oficina para Treino Parental, atendimentos de enfermagem, atendimentos da Regulação Ambulatorial, emissão da Carteira Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e quatro capacitações para servidores dos municípios de Feijó e Tarauacá.
Uma das principais metas foi a emissão de 13 laudos para o fechamento de diagnósticos, com destaque para Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
A chefe da Divisão de Saúde Itinerante Especializada, Rosemary Vânia Ruiz, ressaltou a importância de levar os serviços de saúde mais próximos das pessoas, proporcionando uma melhor qualidade de vida para as crianças especiais e facilitando o acesso aos cuidados necessários.
“O benefício é grande para essas mães, então a gente se preocupou com esse atendimento, proporcionando melhor qualidade de vida para essas crianças”, disse Rosemary Vânia.
A próxima edição do Saúde Itinerante está agendada para os dias 8 e 9 de dezembro, com foco em atendimentos de Neuropediatria na Regional do Baixo Acre, contemplando os municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano.
A gerente de Assistência da Regulação da Sesacre, Maressa Taumaturgo Passos, destacou a importância do atendimento especializado nas regiões, reduzindo a dificuldade logística para transporte e superando as limitações dos usuários para atendimento nos centros especializados em Rio Branco.
“A presença da regulação nesses atendimentos é crucial para agilizar os processos de inserção nas filas de espera e garantir a continuidade do atendimento na Atenção Especializada, evitando deslocamentos desnecessários dos pacientes à capital”, evidenciou.