O Conselho Estadual de Turismo do Acre tem nova diretoria, para o biênio 2024-2025. A solenidade de eleição e posse foi realizada na tarde desta terça-feira, 5, no Theatro Hélio Melo, em Rio Branco. A Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), que integra o colegiado do Conselho e tem um dos assentos representativos do governo, participou do evento.
Tiago Higino Mendonça tomou posse como presidente do Conselho e, após o resultado da votação, declarou: “A gente vai abrir uma fase de diálogo com os conselhos municipais, abrir discussão com as prefeituras, pra criar e implementar novos conselhos e discutir uma das principais políticas, que é a implementação do nosso plano estadual de turismo, e regulamentar o nosso fundo estadual”.
O Conselho Estadual de Turismo é uma instituição colegiada composta por pessoas que representam a área do turismo tanto em instituições governamentais quanto em particulares. A secretária executiva do Conselho, Adalgisa Bandeira, afirmou: “Cada vez que se renova a diretoria e o colegiado, nossas esperanças se renovam”, diz.
Ainda na ocasião, a diretora de Turismo da Sete, Sirlânia Venturin apresentou o calendário de eventos de 2024. “A apresentação do calendário é uma diretriz da política estadual de turismo, pois o calendário de eventos precisa ser aprovado pelo Conselho Estadual de Turismo. Então, nós apresentamos os eventos que foram encaminhados pelo município, pra que o Conselho apreciasse e definisse o que vai fazer parte do calendário de eventos 2024”, disse Sirlânia Venturin.
O secretário em exercício da Sete, Ialey Azevedo, compôs o dispositivo do evento com o procurador do Estado, Luís Cabral, da Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE); Júlio César Monteiro, da Associação dos Municípios do Acre (Amac); João Bosco Nunes, da Câmara Técnica de Turismo e Conselho Empresarial de Turism0; o secretário adjunto de Educação, Tião Flores; e o ex-presidente do Conselho, Rizomar de Araújo.
Ialey Azevedo agradeceu a presença de todos. “Esse evento é a forma mais legítima de fazer parte das ações que buscam alavancar nossa atividade turística no estado. O governo do Estado, mais uma vez deixa claro, aos presentes e a todas as entidades envolvidas, nas atividades que envolvem o trade turístico, que esta é uma política fundamental para nossa vocação de desenvolvimento, para nossa vocação econômica”, disse.