O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), inaugurou nesta sexta-feira, 15, uma Sala de Infusão na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), localizada em Rio Branco. Essa iniciativa visa proporcionar um ambiente adequado para a administração de medicamentos endovenosos e subcutâneos em pacientes.
Durante a cerimônia, foram entregues equipamentos de ponta no valor de R$ 255.316,58, destinados à administração de medicamentos imunobiológicos. Esses medicamentos são essenciais para garantir a eficácia do tratamento dos pacientes. Além disso, está prevista a entrega de aproximadamente R$ 117.000,00 em equipamentos adicionais para a Unacon, aguardando apenas a entrega do fornecedor.
A sala conta com uma equipe composta por profissionais da área médica, farmacêuticos, enfermeiros e agentes administrativos. O atendimento será diário, das 18h às 22h, com a expectativa de atender até 16 pacientes por dia. Atualmente, a Sala de Infusão já beneficiou 9 pacientes na inauguração. Os pacientes que fazem uso da medicação, continuarão retirando seus medicamentos no Centro de Referência de Medicamentos Especiais (CREME) e a medicação será administrada na sala de infusão.
A senhora Maria Elizete Oliveira, moradora do Conjunto Montanhês e paciente há mais de 15 anos, expressou sua gratidão: “Esse tratamento é muito importante, pois eu já iria desistir por não ter condições financeiras de pagar particular, pelo alto custo da medicação. E agora, com essa Sala de Infusão e os medicamentos disponíveis pelo SUS, vou poder continuar, e esse serviço será bom não só para mim, mas para tantas pessoas que precisam”.
O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, destacou a importância do serviço: “Esse serviço vai garantir acessibilidade aos pacientes que precisam desses medicamentos que tratam doenças como lúpus, artrite reumatoide, entre outras. Estamos viabilizando os medicamentos Tocilizumabe, Rituximabe e a Sala de Infusão para que a aplicação desses medicamentos seja feita, conforme orientação do governador Gladson, que solicitou que esses pacientes não ficassem desassistidos.”
A secretária adjunta de Atenção à Saúde, Ana Cristina Moraes, ressaltou o comprometimento da Sesacre em trazer saúde: “Isso era um anseio nosso. Esses pacientes que tomam essas medicações especiais já estavam há algum tempo aguardando, mas a partir desse momento a gente cumpre com o nosso dever, que é trazer saúde, o nosso comprometimento de fazer com que os pacientes sejam sempre assistidos da melhor forma possível.”
Emanuelly Nóbrega, chefe do Departamento de Atenção Ambulatorial Especializada e Hospitalar da Sesacre, enfatizou o compromisso em garantir o acesso do paciente.
“Estamos organizando, em conformidade com diretrizes clínicas, o acesso e garantia da continuidade do tratamento desses pacientes. O Departamento de Atenção Especializada não vai medir esforços para que nossos pontos de atenção estejam qualificados para melhor atender a necessidade de saúde da nossa população.”
A Sesacre estará entrando em contato com os pacientes para agendar as próximas infusões, assegurando a continuidade e a eficácia do tratamento para aqueles que dependem desses cuidados especiais.